Você também tem dúvidas se está no peso certo? Quer saber qual é o peso ideal para chegar àquele corpo perfeito? Descubra tudo sobre o assunto neste post!

Muitos dos meus seguidores têm dúvidas sobre qual é o peso ideal, e tenho certeza de que milhares de outras pessoas também não sabem quando estão de bem com a balança. Hoje, quero revelar alguns segredos e mostrar um outro caminho com relação ao peso ideal. Quero que você, homem ou mulher, saiba exatamente quando atingiu o peso certo.  Antes de explicar tudo, porém, gostaria de fazer uma pequena analogia:

Os números pouco importam

Imagine 2 empresas, que vou chamar de A e B.

A empresa A fatura 10.000 por mês, mas tem um custo de 9.000, logo, o lucro é de apenas 1.000, certo? Já a empresa B tem um faturamento de 5.000, porém, seu custo é de 1.000, resultando em um lucro de 4.000. Quem lucra mais nessa história? Obviamente a empresa B, quem tem um custo menor, mesmo que fature apenas a metade da outra. Isso quer dizer que o que importa de verdade não é quanto uma empresa fatura, mas o resultado final dos lucros. Não adianta faturar muito se você fica com muito pouco.

Em relação ao peso ideal, a história é mais ou menos a mesma: as pessoas sobem na balança e acreditam que existe um número mágico que fará com que elas se sintam bem. Porém, o que vai deixar você realmente feliz é o que você vai ver na frente do espelho, e não o número mostrado na balança. É por isso que no programa Q48 nós avaliamos algumas outras variáveis, como circunferência de alguns membros.

E qual o motivo disso?

Algumas pessoas começam o programa Q48 e, pouco tempo depois, vêm me dizer num tom meio cabisbaixo: Vini, em 2 semanas só perdi apenas 500g na balança, mas percebi que minhas medidas reduziram demais. Perdi cerca de 6cm de circunferência abdominal.

Gente, esse é o resultado mais qualitativo que se pode ter, sabe por quê? Porque como você provavelmente saiu de um estado de sedentarismo, seu corpo aumentou a massa magra e diminuiu bastante a taxa de gordura. Sabe o que isso significa? Se você aumentou a massa magra, mesmo que não tenha feito muita diferença na balança. significa que o corpo que você está conseguindo hoje ainda será um corpo magro no futuro, ou seja, seu emagrecimento é algo seguro.

Vou explicar isso de uma maneira bem simples. Quando você come, o carboidrato se armazena no músculo, mas vamos supor que você tenha carência muscular, então, quando o carboidrato é ingerido, ele vai para o adiposto, ou seja, para as células de gordura. Se você tem mais massa muscular, no entanto, o carboidrato se armazena nela, como glicogênio. É por isso que as pessoas que são fisiculturistas ingerem até 8.000kcal por dia, mas não engordam, pois elas têm muita massa muscular para nutrir.

As pessoas que começam um processo de emagrecimento têm, em sua maioria, carência muscular. Por isso que qualquer deslize na alimentação pode causar aquele temido efeito sanfona.

 

banner-q48post

Não existe peso ideal

peso-ideal

Isso mesmo. Um dos seus objetivos do programa Q48 é fazer com que você não se prenda ao peso que aparece na balança porque não existe peso ideal.

Muitas vezes, vejo uma pessoa que acho que é magra, mas depois de uma avaliação física, descubro que essa pessoa tem mais pele, osso e gordura, ou seja, ela come um pouco a mais e ganha 2kg. Isso é um problema tão sério que essa pessoa pode ver o resultado de um exagero de refeição no espelho e desenvolver uma anorexia ou bulimia. Tudo porque ela achou que estava no peso ideal, mas, na verdade, seu corpo era composto mais de massa gorda do que de massa magra.

 

E qual é a grande sacada para emagrecer?

medidas

Se você quer realmente emagrecer de vez e fugir do efeito sanfona, poder sair da dieta um dia e comer as coisas que você gosta, como massas e doces, então você precisa aumentar sua massa muscular, sua massa magra. Isso não significa que você vai ficar super musculoso, mas sim que vai substituir a gordura por massa muscular.

Então, não se baseie apenas pelo que você vê na balança, pois essa é uma variável de vaidade que não deve ser levada em consideração. É claro que haverá uma redução de peso, pois você estará em processo de emagrecimento, porém, a variável mais importante, a que deve ser levada mais a sério são as suas medidas, que devem diminuir.

É por isso que no programa Queima de 48 Horas nós fazemos uma análise no início e vamos acompanhando o quanto suas medidas reduzem, pois é isso que vai dizer se você está ou não perdendo gordura e adquirindo harmonia corporal.

 

 

Recapitulando

Então, gente, tenham sempre isso em mente: o peso ideal é um dado muito subjetivo. O que eu quero é que você esteja muito mais atento às suas medidas do que à balança. Lembre-se de que quando você aumenta sua massa magra, será muito mais fácil manter o seu corpo magro no futuro.

Então, a partir de hoje, comece a analisar suas medidas, olhe-se em frente ao espelho, tire uma foto e compare com o resultado algumas semanas depois. Garanto que a mudança será significativa.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos que estão brigando com a balança e não deixe de conferir minhas outras dicas sobre emagrecimento aqui no blog. Até mais!

 

Conheça o programa de exercícios Queima de 48 Horas!

 

 

 

 

 

 

Participe da discussão

8 comentários

  1. Ótimo post, Vini! Agora sei que faz sentido o meu avaliador dizer que o meu “peso ideal” deverá ser de 93 kg. Antes eu tinha ficado meio cabreira, mas, segundo a avaliação dele, eu tenho 82 kg de massa magra(músculos, ossos, vísceras e água) e ele disse que é saudável ter uns 10 kg de gordura. Atualmente tenho 125 kg, então tenho que assassinar 32 kg de gordura. Agora faz sentido o “peso ideal” parecer tão alto.

  2. Amei as dicas. Para ver se perdi mesmo medida eu coloco uma roupa que esta justa em mim. E se daqui 2 semanas ela estiver folgada sei que perdi medida 😉

  3. Eu quero emagrecer como eu Fasso mais eu quero emagrecer como dieta com os alimentos que tenho em casa

    1. Olá Raissa,
      De o primeiro passo rumo ao emagrecimento comece testando esse aqui:
      http://q48emagrecimento.com
      De 3 a 4 vezes por semana.
      Quanto a alimentação deve fazer algumas modificações como cortar leite, pão, refrigerante, doces e massas.Abc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.