Por que pão é ruim para você: uma verdade surpreendente


Você já deve ter ouvido falar que o pão branco e os grãos refinados não são exatamente os alimentos mais nutritivos para quem busca uma dieta equilibrada. Por isso, os nutricionistas costumam sugerir a substituição desses itens por cereais integrais.

Entretanto, há um detalhe: os grãos, principalmente os que contém glúten, como o trigo, estão sendo objeto de muitos estudos nos últimos anos. Agora, vários profissionais de saúde dizem que o pão e outros grãos fontes de glúten são prejudiciais.

Mas por que pão é ruim? Como será que ele se tornou o vilão da história?

 

Excesso de carboidratos e altos níveis de açúcar no sangue

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Nem todo sabe, mas o pão integral nem sempre é feito com grãos integrais, que não foram processados. A verdade é que esses grãos são pulverizados em uma farinha muito fina. Embora esse processo preserve os nutrientes, faz com que os produtos possam ser digeridos mais rapidamente.

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Quando chegam no aparelho digestivo, os amidos presentes no pão são rapidamente quebrados e entram na corrente sanguínea como glicose. O resultado disso? Um rápido aumento nos níveis de açúcar e insulina. E até mesmo o pão de trigo integral aumenta os picos de açúcar no sangue mais rápido do que muitas barras de chocolate.

Mas qual é a consequência disso tudo? Bom, quando a quantidade de açúcar no sangue sobre rapidamente, ela cai com a mesma velocidade, e ficamos com fome. Esse cenário é bem conhecido pelas pessoas que fazem dietas ricas em carboidratos: pouco depois de comer, elas sentem fome novamente e fazem outro lanche rico em carboidratos. E não é só isso. Altos níveis de açúcares no sangue podem causar glicação a nível celular quando esses açúcares reagem com as proteínas no corpo, acelerando o envelhecimento.

É por isso que estudos sobre dietas com restrição de carboidratos, que eliminam ou reduzem os aminoácidos e açúcares, indicam que pessoas com diabetes ou que precisam perder peso devem evitar todos os grãos.

 

O pão contém muito glúten

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O trigo é riquíssimo em uma proteína chamada glúten, que é responsável pelas propriedades viscoelásticas da massa. Você provavelmente conhece alguém que tem sensibilidade a essa proteína. Quando ingerimos um pão que contém glúten (trigo, espelta, centeio e cevada), o sistema imunológico em nosso trato digestivo “ataca” as proteínas do glúten.

Estudos realizados em indivíduos que não possuíam doença celíaca revelaram que o glúten danifica a parede digestiva, provocando inchaço, dor e cansaço. A sensibilidade ao glúten também foi associada a alguns casos de duas doenças graves do cérebro: esquizofrenia e ataxia cerebelar.

No final das contas, descobriu-se que o glúten é provavelmente prejudicial para a maioria das pessoas, independentemente de terem ou não doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Quer saber se você está incluído nesse grupo? Experimente eliminar o glúten da sua alimentação durante 30 dias e, em seguida, reintroduzi-lo.

 

O pão contém outras substâncias perigosas

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Assim como outros alimentos processados, a maioria dos tipos comerciais de pão contém açúcar ou xarope de milho. O açúcar, por exemplo, pode provocar muitos danos, e comer alimentos processados que contenham essa substância é uma das maneiras mais rápidas de prejudicar sua saúde.

Muitos grãos também contém uma substância “anti nutriente” chamada ácido fítico. Trata-se de uma molécula que se “agarra” a minerais essenciais como ferro, zinco e cálcio, impedindo-os de serem absorvidos.

 

O pão é pobre em nutrientes essenciais

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Sejamos honestos: não existe nenhum nutriente no pão que você não possa obter em outros alimentos em quantidades ainda maiores. Como já comentamos antes, nem mesmo o pao integral é tão nutritivo assim: além de ser pobre em nutrientes em comparação com outros alimentos, ele literalmente diminui a absorção de nutrientes de outros alimentos.

Vale lembrar que, ao danificar o revestimento do intestino, o glúten reduz a absorção de nutrientes. Os grãos, por sua vez, não apresentam todos os aminoácidos essenciais; consequentemente, são fontes pobres de proteína. Por fim, a fibra do trigo pode fazer com que o seu corpo queime rapidamente o estoque de vitamina D, contribuindo para sua deficiência, que está associada ao câncer, diabetes e morte.

 

O trigo integral é só “menos ruim” do que o trigo refinado

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Ninguém duvida que os pães integrais são melhores do que os pães feitos com grãos refinados, já que contêm mais fibras e nutrientes. Apesar disso, eles são apenas o menor de dois males, o que não os torna necessariamente saudáveis.

Mas não se preocupe: se você realmente quer ou precisa incluir pão na sua dieta, existem algumas opções mais saudáveis. Uma boa dica é procurar um pão feito com grãos germinados encharcados. Quando é preparado dessa forma, a quantidade de ácido fítico é reduzida. Outra opção é consumir pães sem glúten, que são mais saudáveis do que aqueles preparados com grãos que contêm glúten, como o trigo, espelta, centeio e cevada.

 

Então, se você precisa perder peso ou tem problemas digestivos, é melhor pensar duas vezes se vale a pena manter o pão na sua dieta. Agora, se você quer aprender mais sobre um alimento realmente saudável, que tal ler sobre a batata-doce? Confira 4 motivos para você comer batata-doce

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Comentários:
  • Isabel Licussa comentou no dia

    Boa tarde.
    Gostei da dica. Eu estava comendo duas fatias de pão integral no café da manha. Irei substituir sim com a batata doce ou outro cereal.
    Obrigada.

  • Douglas Tybel comentou no dia

    Minha esposa segue o Q48 e emagreceu 8 quilos em 4 semanas, isso foi ótimo, pois logo depois ela engravidou.
    Agora seguimos a risca o programa, mas geralmente, substituir o pão por omelete todas as manhãs tem sido muito difícil.

    Por isso, gostaria de saber das duas opções mais clássicas para substituir o pão, digam se elas são boas ou não.

    Pão de mandioca.
    Tapioca.

    São boas opções ?

    Aguardo retorno.

    Douglas Tybel

  • FLOEIANO CRUZ comentou no dia

    PARA DIABÉTICO O PÃO DE MANDIOCA, OBVIAMENTE SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR E TAPIOCA TAMBÉM– SOU FLORIANO CRUZ, DIABÉTICO lL. GOSTEI MUITO DA EXPLANAÇÃO.

    MUITO OBRIGADO.

    • Q48 comentou no dia

      Valeu Floriano!

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