A frustrante verdade por trás do exercício aeróbio


Você acredita que o exercício aeróbio é a melhor maneira para emagrecer? Se sim, é bem provável que você esteja seguindo o caminho errado. E a verdade sobre esse tipo de exercício pode ser bem frustrante. Continue lendo este post e veja o que as academias e a mídia tentam esconder a todo custo.

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Hoje, quero explicar para você por que o exercício aeróbio contínuo não é a melhor forma para queimar gordura e emagrecer. Para ser sincero, quando descobri isso, também fiquei muito surpreso, pois a afirmação de que o treino aeróbio não emagrece ia de encontro a tudo o que eu aprendi na faculdade e nos materiais que já li.

Porém, embora a informação tenha me causado um estranhamento no início, achei que seria no mínimo interessante aplicar esse treinamento revolucionário em meus alunos. E, claro, o resultado foi impressionante e bem além das minhas expectativas.

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Chega de criar expectativas

Depois dos resultados que obtive com o treino intervalado de alta intensidade, decidi me aprofundar nos estudos para descobrir o porquê dele funcionar muito mais que o treino da expectativa constante.

Esse treino da expectativa constante é o exercício aeróbio de longa duração, aquele que você provavelmente já fez na academia, onde você treina muito e cria a expectativa de que um dia irá acordar mais magro. Esse dia, porém, nunca chega, mas sua expectativa segue aumentando.

 

E as pessoas que conseguem emagrecer?

Você deve conhecer alguém que, de fato, emagreceu depois de muito treino e de uma dieta restritiva até bastante estressante. E o problema de emagrecer usando esse método como base é que a pessoa ganha novamente o peso num prazo de aproximadamente 6 meses, caso saia desse regime quase militar que a ajudou a perder peso.

Muita gente não percebe, mas aí se esconde um perigo: o temido efeito sanfona. Engordar e emagrecer continuamente pode deixar marcas irreversíveis no corpo, como estrias e flacidez. Além disso o efeito rebote em uma pessoa que engordou depois de uma dieta restritiva pode ser tremendo. Isso significa que você pode ficar mais gordo do que já estava antes.

E agora, quer dizer que nenhum programa para emagrecer é realmente eficaz?

O problema desses programas para emagrecer e do exercício aeróbio comum é que eles não são sustentáveis, e uma vez que você para de praticá-los e de comer pouco, seu corpo volta à situação de antes.

O ideal é que você procure exercícios de alta intensidade, que altera seu metabolismo, queima gordura em repouso, fortalece músculos que você nem sabia que tinha e ainda te ajuda a criar um hábito, pois tem curta duração e pode se encaixar em qualquer hora do seu dia.

Exercícios com os da Queima de 48 Horas proporcionam um emagrecimento rápido e sólido, para que você não recupere o peso posteriormente, nem precise passar o resto da vida comendo apenas alface para não engordar novamente.

Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer seu corpo queimar mais gordura em repouso, naquele momento em que você senta no sofá para ver um filme, por exemplo.

 

A lógica do nosso corpo funciona de uma maneira diferente

A soma 1+1 para o nosso corpo não resulta em 2. É por isso que o sistema Q48 não é nem um pouco intuitivo, ou seja, não é a quantidade de calorias que você gasta em um exercício que define o quanto de peso que você irá perder. Isso foi comprovado por um estudioso chamado Trembay, ainda nos anos 90.

Para realizar a pesquisa, Tremblay observou 2 grupos: um fazia um treino aeróbio contínuo, que utiliza mais gordura ao longo do exercício, e outro que fazia o exercício intervalado de alta intensidade, que utiliza mais glicose (ou glicogênio).

Ao final, ele percebeu que a redução de peso do primeiro grupo foi quase nula. Ou seja, não adianta ficar meia hora na esteira achando que assim você vai queimar mais gordura. Esse é um dos mitos mais brutais que existem nessa área.

 

O emagrecimento não depende do gasto calórico

Muitas pessoas que gastam muitas calorias no exercício e se frustam, pois não obtêm nenhum, ou quase nenhum resultado.  Contar calorias, porém, é um mito e que já foi derrubado, mas ninguém te conta a verdade.

Não importa o quanto você gasta de calorias em um exercício, não importa também se você ingere menos calorias do que gasta durante o dia, pois o nosso corpo não segue essa matemática lógica. O que realmente emagrece é a alteração metabólica, que faz a redução de gordura; é nisso que eu foco o sistema Q48, exercícios que não se prendem à quantidade, mas sim à qualidade.

 

E como é possível queimar gordura em repouso?

A grande sacada para queimar gordura em repouso é alterar o quociente respiratório, e foi nisso que eu pensei ao elaborar os exercícios do programa Q48. O meu objetivo é que você continue queimando gordura nos seus momentos de lazer.

Mas se o aeróbio não emagrece, por que os maratonistas são pessoas magras?

Isso acontece pelo mesmo motivo dos lutadores de sumô serem gordos, ou dos jogadores de basquete serem altos, ou ainda dos ginastas serem mais baixos: a seleção natural do esporte.

Ou seja, só alcançam o alto nível em um esporte as pessoas que nasceram com biotipos que favoreçam a prática. Isso quer dizer que a prática de determinado esporte não é um fator determinante no biotipo de alguém. Ou você acredita que irá ficar alto jogando basquete ou mais gordo lutando sumô? Não, certo? Então por que você acha que irá ficar mais magro praticando corrida?

Leia também: Como emagrecer em uma semana

Se você chegou até aqui, acredito que seja porque você realmente deseja emagrecer e abandonar o exercício aeróbio monótono praticado na esteira e nos treinos da academia. Para conferir mais informações sobre a Queima de 48 Horas, clique no link abaixo e cadastre-se.

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Comentários:
  • Cilon Silveira comentou no dia

    Espero que isso seja verdade, vai ajudar muito no controle do peso….

  • Aníbal Cartago comentou no dia

    onde encontro esse artigos ?/?????

  • Cris comentou no dia

    Olá Vinícius,
    No dia 29/08/14 fiz avaliação e obtive o seguinte resultado: % de gordura 16,4684025 pelo o protocolo do Guedes. Faço musculação 3 vezes por semana e caminho 1h 4 vezes por semana. Voltei a estudar e as vezes não consigo ser muito disciplinada por falta de tempo. Apesar de ser magra tenho uma pequena “pochete” que gostaria muito de eliminar. o que você me indica? Adora ver seus vídeos mais nunca coloquei em prática nenhum.
    Abraço

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