Tomar líquido durante as refeições faz mal? Descubra agora!


Será que tomar líquido durante as refeições engorda ou isso é puro mito? Existem diversas opiniões sobre o assunto que, muitas vezes, nos deixam confusos se o hábito é nocivo ou não. Por isso, hoje, neste post, você confere a resposta definitiva dessa dúvida.

Especialmente nos dias quentes, ninguém resiste a uma bebida bem gelada acompanhando as refeições, afinal, a sede depois de ingerir um alimento mais salgado é inevitável. Mas, talvez você já tenha ouvido de algumas pessoas que não é bom tomar líquido durante as refeições, e talvez tenha tomado isso como verdade por algum tempo antes de se perguntar se isso realmente engorda ou se faz mal.

E será que engorda mesmo? Será que vai atrapalhar sua dieta ou isso tudo não passa de um mito que as pessoas inventaram para que comêssemos menos? É isso que você vai descobrir agora.

Vou engordar se tomar líquido durante as refeições?

barriga

A resposta a essa pergunta é um pouco relativa, tudo depende do tipo de líquido e da quantidade que você ingere. Em geral, o ideal é que você tome líquidos 20 minutos antes das refeições ou 1 hora depois. Mas, se for inevitável, procure não passar dos 200ml.

Mas, não, você não irá engordar se ingerir líquido nas refeições. Na realidade, o que acontece é que o líquido ingerido nas refeições dilata o estômago e provoca aquela sensação de inchaço abdominal que ninguém gosta, principalmente se o seu objetivo é secar a barriga.

Por isso, se você quer realmente emagrecer,  o melhor é abandonar esse hábito de comer qualquer coisa ingerindo líquido, pois, quando o estômago sofre rotineiramente essa dilatação, fica mais elástico, fazendo com que a sensação de saciedade seja reduzida e, consequentemente, você irá consumir mais alimentos durante as refeições.

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E faz mal para a saúde?

É claro que você não deve pensar apenas em emagrecer, sua saúde, claro deve vir em primeiro lugar. Por isso, é preciso também saber que riscos sua saúde corre a cada mudança na alimentação e na sua rotina. No caso das bebidas durante as refeições, no entanto, você fará um bem enorme tanto para a sua dieta quanto para o seu organismo se abandonar de vez esse hábito.

Isso porque o líquido ingerido em excesso durante as refeições dilui o suco gástrico, responsável por digerir os alimentos. Isso compromete a digestão e pode trazer problemas como indigestão, gases, deficiência na absorção de nutrientes essenciais etc.

Porém, se você não consegue de jeito nenhum comer sem ingerir líquidos, ou se você que ir abandonando esse hábito aos poucos, então aqui vai a dica:

Prefira sucos de frutas ácidas

Frutas ácidas

Nada de suco industrializado, claro, pois eles contém substâncias artificiais que fazem mal ao nosso organismo e dificultam o emagrecimento. Sucos naturais de frutas como laranja, limão, abacaxi, tangerina, morango e kiwi são opções que podem trabalhar a favor do suco gástrico, não interferindo na absorção de nutrientes dos alimentos. Se não houver nenhuma dessas opções por perto, então opte pela água, em pouca quantidade, claro, pois ela pode ajudar na hidratação e não aumenta o valor calórico da sua refeição.

Refrigerante pode?

O refrigerante, na verdade, deve ser algo que você deveria abolir da sua alimentação para sempre. Ainda que você só tome as versões “zero”, eles não contêm nenhum nutriente que possa ser aproveitado para o bem do seu organismo.

Além disso, bebidas com gás, inclusive água gaseificada, dilatam ainda mais o estômago, provocando má digestão e criando uma falsa sensação de saciedade. Você pode até pensar que isso é bom, afinal, você irá comer menos, certo? Essa é outra armadilha na qual você não deve cair: essa falsa sensação de saciedade faz com que você não coma direito e passe a sentir fome mais rapidamente, fazendo com que você coma mais durante o dia.

Já reparou que depois do rodízio de pizza com refrigerante você fica faminto pouco tempo depois?

 

E qual é a melhor hora para ingerir líquidos?

Bom, tomar líquido nas refeições não é a melhor escolha para uma digestão saudável, muito menos para emagrecer e secar a barriga, então, qual é a melhor hora para isso?

Na realidade, muitos de nós sentimos a necessidade de ingerir líquidos na hora das refeições simplesmente porque esquecemos de hidratar o corpo nas outras horas. Assim, o ideal é tomar bastante líquido nos intervalos das refeição, até porque, alimentos como alface, chuchu, tomate, abobrinha e outras frutas e legumes são ricos em águas, tornando impossível uma refeição ser feita sem a mínima ingestão de líquido.

Por isso, controle mais o número de copos de água que você toma por dia, que deve ser de 6 a 8 e evite tomá-los no almoço ou jantar.

Esse foi um hábito que você precisa abandonar para emagrecer, mas existem muitos outros que você precisa abandonar para emagrecer de forma saudável. Confira mais sobre o assunto lendo este post: Quer emagrecer com saúde? Então abandone de vez esses 4 hábitos nocivos.

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Bons treinos, forte abraço e até a próxima!

 

 


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Comentários:
  • Fran Costa comentou no dia

    e eu já sabia eu só bebo 1 hora depois. mas vini eu gosto muito de arroz branco o que eu faço tem que troca pra ter uma barriga seca

  • Vanessa Rodrigues Moreira comentou no dia

    Ah, então é por isso que eu consigo NÃO ingerir líquidos com as refeições, pois eu me mantenho hidratada o dia todo. Eu trabalho com a voz e meus colegas tiram onda porque eu ando com o meu litrão e meio de água. Eles tão sempre dizendo que eu tô de ressaca, mas eu não bebo, pois já sou um porre sóbria…

  • Lucilene Pimentel comentou no dia

    Não tenho o habito de beber líquidos nas refeiçoes mas na época do calor suco,tererê são os mais usados no período da tarde !!!
    Muita das vezes tenho que fazer por onde pra me hidratar as vezes esqueço de beber água .

  • Lucilene Pimentel comentou no dia

    Não tenho o habito de beber líquidos nas refeiçoes mas na época do calor suco,tererê são os mais usados no período da tarde !!!
    Muita das vezes tenho que fazer por onde pra me hidratar as vezes esqueço de beber água .

  • Taty Gomes comentou no dia

    Parei de consumir água durante as refeições,e bebo muita água no decorrer do dia,principalmente antes de dormir!

  • Taty Gomes comentou no dia

    Parei de consumir água durante as refeições,e bebo muita água no decorrer do dia,principalmente antes de dormir!

  • Taty Gomes comentou no dia

    Parei de consumir água durante as refeições,e bebo muita água no decorrer do dia,principalmente antes de dormir!

  • catia porfirio comentou no dia

    Muito boa sua dica ! Vc vini é 10 . PARABENS !! !!!!! !!!!!

  • Samara Ribeiro comentou no dia

    gosto muito de tomar suco durante as refeições. mas notei que minha barriga esta maior. estou com medo .vou parar!!!!!!!!!!

  • Samara Ribeiro comentou no dia

    gosto muito de tomar suco durante as refeições. mas notei que minha barriga esta maior. estou com medo .vou parar!!!!!!!!!!

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