5 maneiras econômicas para montar um ambiente de treino em casa


Fazer o treino em casa é algo bastante cômodo. Mas como adaptar o ambiente tão aconchegante do nosso lar para a nossa rotina de exercícios? É isso que você vai conferir aqui, neste post.

 

Eu, mais do que ninguém, acho que você, que tem uma vida super corrida e pouco tempo para cuidar de seus desejos pessoais, deve gastar boa parte do seu tempo se deslocando para a academia e passando horas lá. Primeiro de tudo, você sabe que essas horas de exercício na academia não são necessárias, afinal, poucos minutos fazendo exercícios de alta intensidade, como a Queima de 48 Horas, são suficientes para acelerar o metabolismo e queimar gordura.

Segundo, os treinos de alta intensidade, como os da Q48 são super simples e não exigem mais do que um pequeno espaço, ou seja, são ideais para fazer em casa.

Isso, com certeza, é uma boa notícia para quem quer emagrecer rápido, mas não tem tantas horas assim para gastar na academia. Um treino em casa de poucos minutos somados a uma dieta que foca na qualidade (e não na quantidade) dos alimentos são a receita perfeita para quem quer perder peso rápido, de maneira saudável e até mesmo divertida.

Mas como eu posso me organizar para fazer meu treino em casa?

Você pode até não achar, mas se a sua casa já tem pelo menos um espaço livre, ou se você tem um quarto grande, então você já tem o suficiente para fazer um treino eficaz.

Mas, sabemos que o ambiente também pode ser um dos fatores que lhe manterão motivado nesse caminho que exige tanto foco. Por isso, é importante também ter aquele “cantinho” só para os seus exercícios. Com um pouquinho de criatividade e organização, criar esse cantinho se torna uma tarefa fácil e até mesmo prazerosa.

Abaixo, confira 5 ideias para montar o seu ambiente de treino em casa de maneira funcional e que incentive você a manter-se sempre em movimento.

1. Faça com que o espaço seja convidativo e amigável

Primeiro de tudo, pense em tudo o que você irá precisar durante seu treino. Toalhas, colchonete, pesos… Leve tudo em consideração. Feito isso, pense em como dispor esses elementos de modo que seja mais confortável e conveniente para você. Em seguida, armazene esses equipamentos de modo que já fiquem próximos aos pontos que você irá organizá-los.

Nem precisa de muita pompa, apenas empilhe seu material de forma limpa e organizada, caso não tenha um armário que possa usar para fazer isso. O importante é que o espaço seja convidativo, limpo e não ofereça dificuldades para você encontrar o que precisa.

Se você usa a sala ou o quarto para fazer seus treinos, a dica é arrumar algumas caixas para armazenar o material necessário e escondê-las nos armários quando não estiver usando, desde que, claro, tudo esteja bem ao alcance da sua mão. Lembre-se de que organização gera calma, e um espaço de treino em ordem facilita o seu foco e concentração.

2. Decore com imagens positivas

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O que você deseja obter com seu treino? Perder peso? Ganhar massa muscular? Ter mais resistência física? Ficar em forma para um evento importante, como o seu casamento ou algo do tipo? Ou será que você apenas decidiu ter hábitos de vida mais saudáveis?

Bem, independente do que você deseje com seu treino, é importante ajudar sua mente a focar no resultado, e as imagens podem ajudar bastante, pois visualizar o resultado final pode ser mais uma motivação.

Procure colocar imagens que motivem e o lembrem de seu objetivo em seu local de treino e onde mais você puder, como na área de trabalho do computador, no celular etc. Use imagens de roupas que você deseja usar, atividades que você pretende fazer etc.

Essas fotos são mais que pura decoração: são motivação. Isso porque sempre haverão aqueles dias nos quais você não estará empolgado o suficiente para treinar, ou estará com aquela vontade imensa de sair da dieta. Então, nesses dias, você olhará para a parede, para o computador ou para o celular e verá aquelas imagens que o ajudarão a encontrar a energia necessária para não desistir.

3. Faça algum isolamento acústico

Tentar isolar o barulho do seu local de treino é algo positivo não apenas para as outras pessoas, que não precisam ouvir você treinando, mas também para você, que evita qualquer distração externa que possa tirar seu foco.

Se você já tem um cantinho isolado para malhar, como uma garagem, sorte a sua! Mas se você precisa fazer tudo em casa, existem algumas maneiras de abafar o som:

  • Use carpetes: eles vão ajudar abafar o som e não são difíceis de encontrar por aí a um preço bem baixo. Você também pode pegar algum tapete que não use mais em casa e usá-lo para ajudar a abafar o som dos impactos.
  • Use cortinas: nesse caso, você pode fechar as janelas e usar as cortinas para isolar ainda mais o ambiente das outras pessoas. Cortinas à prova de som podem ser uma medida mais eficaz para quem realmente quer manter o foco.
  • Se você realmente quer isolar todo o ambiente, procure tampar as frestas que sobram embaixo das portas com um material próprio para isso ou com o que você tiver à mão.

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4. Garanta que o local seja bem ventilado

Quando nos comprometemos em treinar com foco e muita vontade, é natural suarmos bastante, e isso é um bom sinal de que está dando tudo certo. Porém, não é legal deixar que o cheiro do suor se instale para sempre no lugar, certo?

Para evitar esse problema, depois de terminar a sessão, permita que o local que você treinou fique o mais ventilado possível. Abra as janelas, as portas, ligue o ventilador, enfim, faça de tudo para o ar circular.

Não esqueça também de limpar o suor de colchonetes, do chão e de lavar toalhas e outras coisas que possam ter se sujado. Retire os excessos de umidade e só guarde seu material quando tudo estiver seco.

5. Energize o lugar com cores

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As cores interferem muito no nosso humor, por isso, procure inserir no espaço cores energizantes e que possam ajudar no seu desempenho. O amarelo, por exemplo, traz mais alegria, o verde e o azul trazem mais relaxamento e o vermelho e laranja são cores que estimulam a energia.

Não precisa reformar todo o ambiente para mudar as cores, claro, faça tudo dentro de sua realidade. Uma cortina ou um tapete já podem fazer uma grande diferença. Claro, você pode mudar as cores das paredes, mas essa é uma solução um pouco mais trabalhosa.

 

Bom, essas foram as dicas de hoje. Espero que eu tenha ajudado você a se manter motivado em seus treinos e em seus objetivos. Agora, para usar esse cantinho que você arrumou com essas dicas, confira 4 exercícios para fazer em casa e turbinar o seu emagrecimento.

 Conheça o programa de exercícios Queima de 48 Horas!

Bons treinos, forte abraço e até a próxima!

 

 


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Comentários:
  • Daniela Ferreira comentou no dia

    E os movimentos de secar barriga, cadê?

  • Daniela Ferreira comentou no dia

    A propósito, adorei as dicas sobre o ambiente.

  • Daniela Ferreira comentou no dia

    A propósito, adorei as dicas sobre o ambiente.

  • Ana Flávia Figueredo comentou no dia

    Amei ! vou preparar um canto pra mim haha, morro de vergonha de ir na academia (nunca fui) vergonha de todo aquele povo olhando pra mim (mesmo que não estejam eu penso que estão) kkk

  • Luiza Gomes comentou no dia

    adorei as dicas agora vai

  • Luiza Gomes comentou no dia

    adorei as dicas agora vai

  • Patricia Nunes comentou no dia

    as dicas sao bens legais….

  • Domingas Mami comentou no dia

    Vini amei as tuas dicas e hoje mesmo vou coloca-las em prática, continue ajudando pessoas como eu. Estou sempre ligada no Q48, beijos

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