10 sobremesas light incrivelmente deliciosas que você pode fazer em casa


Os doces costumam ser o calcanhar de Aquiles da maioria das pessoas que querem emagrecer e confesso que eu mesmo não resisto a uma sobremesa às vezes. Mas quem disse que você precisa ficar só na vontade? No post de hoje, você vai conferir 10 receitas de sobremesas light que são tão deliciosas e tão fáceis de fazer que a frase “sair da dieta” não vai nem passar pela sua cabeça. Quantas vezes você já abandonou uma dieta porque não resistiu à tentação do brigadeiro ou daquele pudim com uma cara deliciosa que parecem estar acenando para você na hora da sobremesa? É impressionante a quantidade e e-mails que recebo todos os dias de pessoas contando histórias como essas, e se você se encaixa nesse grupo, o primeiro conselho que eu tenho para lhe dar é: não desista! Muitas pessoas abandonam seus projetos de emagrecimento em pouco tempo porque não aguentam a ideia de não poder mais comer o que mais gostam, e eu entendo perfeitamente que isso aconteça com tanta frequência, afinal, eu mesmo acho praticamente impossível viver para sempre em um regime escravo e baseado em comidas sem graça. A boa notícia é… Que você não precisa viver em um regime escravo, muito menos passar fome para emagrecer e ter um corpo saudável. Na realidade, você não precisa abrir mão de nada do que você mais gosta de comer. Eu defendo um modelo de alimentação diferente, no qual, uma vez por semana, você pode se deixar comer o que quiser, sem culpa e sem medo de engordar. Durante a semana, no entanto, pode ser difícil resistir àquela sobremesa depois do almoço ou àquele docinho no meio da tarde. E se essas tentanções acontecem todos os dias, então há o risco que de você não resista em determinado momento. Foi pensando nisso que reuni 10 receitas de sobremesas light que são super fáceis de fazer em casa e que são tão deliciosas que você nunca mais vai sentir falta de comer doces.  

1.Torta de ricota light

receita-de-sobremesa-torta Ingredientes 500 g de ricota 2 latas de leite condensado desnatado 1 gema 2 col. sopa de Maizena 50 g de damasco seco 100 g (½ lata) de creme de leite light Modo de preparar Bata a ricota, o leite condensado, a gema e a Maizena no liquidificador ou batedeira. Acrescente o damasco e mexa. Despeje a massa em uma forma untada com margarina light e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até dourar a superfície. Retire do forno e acrescente o creme de leite. Leve à geladeira e sirva em seguida.

2. Bolo de maçã

sobremesas-light-bolo-de-maça Ingredientes ½ xícara (chá) de margarina light ½ xícara (chá) de adoçante dietético (para culinária, com o mesmo volume do açúcar). 1 gema ¾ xícara (chá) de farinha de trigo ½ colher (sopa) rasa de fermento em pó ¼ colher (café) de raspas de casca de limão 2 claras batidas em neve 1 maçã grande descascada e cortada em fatias Modo de preparo Bata a margarina com o adoçante, a gema e as claras. Depois, junte a farinha peneirada com o fermento e as raspas de limão. Coloque a massa na fôrma redonda antiaderente e arrume as fatias de maçãs em círculos sobre a massa. Leve ao forno pré-aquecido (180º) por cerca de 25 minutos.  

3. Pudim de tapioca com mirtilo

sobremesas-light-pudim-de-tapioca Ingredientes 3 ovos; 2/3 de xícara de tapioca em flocos; 2 xícaras de leite vegetal ou desnatado; 200 ml de leite de coco light; 1 xícara de leite em pó desnatado; 1 e ½ xícara de açúcar demerara (para o pudim) 1 xícara de açúcar demerara (para calda) 1 e ½ xícara de coco fresco; 1 caixa de mirtilo. Modo de preparo Deixe a tapioca de molho no leite por 2 horas. Bata no liquidificador os outros ingredientes e metade da tapioca hidratada, depois leve em banho maria por 45 minutos ou até firmar. Tire da forma e leve a gelar.  

4. Brownie funcional

sobremesas-light-brownie Ingredientes 3 ovos 1 xícara de chá de açúcar demerara em pó ½ xícara de chá de óleo girassol ¾ de xícara de chá de biomassa de banana verde ¾ de xícara de chá de fécula de batata 150 g de chocolate 70% cacau derretido; 1 pitada de sal; 1 colher de café de extrato de baunilha; 1 colher de chá de fermento químico. Modo de preparo Dilua a biomassa de banana em água no fogo baixo e bata no liquidificador todos os ingredientes líquidos. Adicione os ingredientes secos e, por último, coloque o fermento e bata rapidamente. Coloque lascas de castanha do Brasil ou nozes, misture e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 35 minutos.

5. Creme de café com cacau

sobremesas-light-cafe- Ingredientes ½ litro de leite desnatado 3 col. de chá de café solúvel 2 col. de sopa de amido de milho ½ xícara de chá de adoçante culinário à base de sucralose 1 col. de café de essência de baunilha ½ xícara de chá de creme de leite light 1 col. de sopa de cacau em pó 1 col. de café solúvel granulado para decorar 4 col. de café de raspas de chocolate 70% cacau. Modo de preparo Misture o leite, o café, o amido de milho e o adoçante em uma panela e cozinhe em fogo médio, até a mistura ficar grossa. Retire do fogo e junte a massa com a baunilha e o creme de leite. Distribua o creme obtido em cinco partes e coloque quatro em potinhos diferentes. Misture a quinta parte com o cacau e leve ao fogo por um pouquinho de tempo, mexendo sem parar. Distribua uma camada desse último creme sobre os quatro potinhos e polvilhecom as raspas de chocolate e o café granulado.

6. Creme de limão

sobremesas-light-creme-limao Ingredientes 3 col. de sopa de gelatina incolor 1 litro de leite desnatado 3 col. sopa de adoçante culinário ½ xícara de chá de suco de limão Modo de preparo Em uma tigela, dissolva a gelatina no leite. Junte o adoçante, o suco de limão e as raspas da fruta  e bata tudo no liquidificador por dois minutos ou até ficar cremoso. Leve a mistura para uma panela e cozinhe em fogo baixo mexendo sem parar por 10 minutos. Retire do fogo e distribua o creme em taças. Leve para a geladeira por uma hora. Decore com raspas de limão e sirva.  

7. Pudim cremoso de chá

sobremesas-light-pudim Ingredientes 1 ¼ xícara (chá) de leite desnatado 5 saquinhos de chá preto 3 ramos de hortelã fresca e picada 1 limão grande, cortado em quartos ½ xícara (chá) de adoçante culinário 4 ovos 1 xícara (chá) de creme de leite light Folhas de hortelã para decorar Modo de preparo Em uma panela pequena, cozinhe o leite em fogo baixo por três minutos, mexendo sempre e sem deixar ferver. Retire do fogo e acrescente os saquinhos de chá, junte a hortelã picada e o limão. Cubra e deixe em infusão por 20 minutos. Em seguida, remova e descarte os saquinhos de chá, a hortelã e o limão. Reserve uma xícara (chá) desta mistura. Em uma tigela, misture o adocante com os ovos e bata até formar uma mistura espessa e amarelada. Aos poucos, acrescente a essa mistura a xícara do preparado de chá com leite. Junte o creme de leite light e despeje o creme em ramequins. Leve para assar em banho-maria, em forno a 200ºC por 40 minutos. Retire e deixe descansar por 30 minutos. Decore com folhas de hortelã e sirva em seguida.  

8. Picolé de pêssego

sobremesas-light-picole Ingredientes 1 col. (chá) de gelatina sem sabor preparada conforme indicação da embalagem 1/3 xícara (chá) de suco de pêssego light 2 potes de iogurte desnatado 200 g de pêssegos em calda light fatiados Modo de preparo Em uma panela pequena, misture a gelatina sem sabor e o suco de pêsseg e deixe descansar por 5 minutos. Cozinhe e mexa em fogo médio até que a gelatina se dissolva. No liquidificador, bata a mistura de gelatina, o iogurte e os pêssegos fatiados até que fique homogêneo. Coloque a mistura em forminhas de sorvete, deixe congelar de quatro a seis horas ou até ficar na consistência desejada.  

9. Compota de banana com laranja

sobremesas-light-compota Ingredientes 1 banana média 1/2 copo suco laranja Adoçante Modo de preparo Em uma panela, coloque a banana cortada em rodelas com o suco de laranja e leve ao fogo brando para cozinhar. Quando a banana estiver cozida, retire do fogo e adoce a gosto.  

10. Sorvete light de morango

sobremesas-light-sorvete Ingredientes 2 xícaras (chá) de morangos congelados Suco de 1 limão 1 colher (sopa) de adoçante 1 clara de ovo Modo preparo Bata os morangos congelados junto com o suco de limão e o adoçante no liquidificador. Acrescente a clara de ovo e bata novamente até obter uma mistura cremosa e homogênea. Sirva em seguida. E então, curtiu as receitas? Elas são super fáceis de fazer em casa e garanto que vão te ajudar a ter uma alimentação mais saudável. Ah, e para aguentar o calor sem ter que recorrer aos refrigerantes ou ao fast food, veja mais essas receitas de smoothies super refrescantes e extremamente benéficas para a sua saúde. E se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui abaixo me contando o que achou! Aproveita também para conferir essa grande oportunidade que preparei para você. Até a próxima!

COMPARTILHE

Comentários:
  • Adriana comentou no dia

    Olá,
    ótimo conteúdo, muito top, muito informativo.
    Parabéns

  • Cleh comentou no dia

    Muito top o sorvete

  • Bianca Carvalho comentou no dia

    Todos são maravilhosos, mas eu amei de paixão o pudim cremoso de chá!

Deixe seu comentário