Retenção de líquido – 6 maneiras incrivelmente simples para eliminar de vez o inchaço


A retenção de líquido (ou retenção de água) é um problema bastante comum, principalmente entre as mulheres, e causa um enorme desconforto. O que você talvez não saiba é que é possível se livrar desse incômodo com algumas simples atitudes no seu dia a dia. Continue lendo este artigo e descubra como você já pode mudar alguns hábitos hoje mesmo se livrar de vez do inchaço!

Ultimamente, meus alunos têm se queixado muito comigo de que, embora estejam obtendo resultados de emagrecimento muito bons, ainda existe aquele inchaço que os separa da barriga lisinha que tanto querem. Vendo esse padrão se repetir várias e várias vezes, decidir ir um pouco mais a fundo nesse assunto e explicar o que pode ser a origem do problema e, principalmente, como acabar com ele.

Felizmente, é mais fácil do que parece, você vai ver a seguir!

O que é retenção de líquido

Retenção de líquido nada mais é do que fluidos em excesso acumulados no seu corpo. Ela acontece por causa do extravazamento de um líquido bem pobre em proteínas do sangue, que se desloca dos vasos e vai para o seu tecido subcutâneo, causando aquele inchaço conhecido que é capaz até mesmo de derrubar sua autoestima.

Bom, as razões para que isso aconteça são várias e a boa notícia é que a maioria delas não é tão séria quanto parece.

É bastante comum que as mulheres retenham bastante líquido durante a gestação e no período menstrual, e além disso, pessoas sedentárias ou que ficam sentados por longos períodos também são afetadas.

Entretanto, o inchaço também pode ser um sintoma de um problema de saúde mais grave, como doenças renais e insuficiência cardíaca. Por isso, se você está sofrendo com uma retenção de líquido súbita, recomendo que procure um médico o mais rápido possível.

Mas se o seu inchaço é mais suave e você não tem nenhum histórico médico antecedente, é possível acabar com a retenção de líquido com algumas atitudes muito simples.

Aqui estão 6 maneiras de reduzir o inchaço que você pode começar a praticar agora mesmo.

1. Evite o sal

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O sal está presente em basicamente tudo o que comemos. É ele quem dá sabor a muitos alimentos e é quase impossível fazer uma receita sem usá-lo.

Mas o sódio está presente em quantidades exageradas na esmagadora maioria dos alimentos processados, e é aí que mora o problema.

Então, se você costuma se alimentar de fast food e alimentos industrializados, mesmo aqueles ditos “fit”, pode estar ingerindo muito mais sódio que o recomendado e retendo líquido.

A solução aqui é mais óbvia possível: evite esses alimentos ricos em sódio e procure substituí-los por refeições mais naturais.

Quando for cozinhar em casa, use menos sal e experimente trocá-lo por outros temperos. Sua comida vai ficar uma delícia, será mais saudável e todo mundo vai perguntar o segredo de um sabor tão diferente.

O grande problema da nossa alimentação nos dias de hoje é que somos acostumados a nos alimentar de comidas muito salgadas ou muito doces. Isso, além de ser péssimo para a saúde, faz com que você também esqueça do sabor real que os alimentos de verdade têm. Fazer o exercício de diminuir o consumo de sal e açúcar no começo pode parecer um sacrifício e você pode até achar que vai comer refeições sem gosto pelo resto da vida, mas a verdade é que em breve você estará acostumado ao real sabor das coisas e viverá de maneira muito mais plena e saudável.

2. Aumente a ingestão de magnésio

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Magnésio é um mineral extremamente importante e está ligado a mais de 300 reações enzimáticas

que mantêm o seu corpo em pleno funcionamento. E além de ser essa peça fundamental no seu organismo, o magnésio ainda pode ajudar a reduzir a retenção de líquido.

E se você é mulher, aqui vai uma excelente notícia…

Um estudo revelou que 200 mg de magnésio por dia reduziu a retenção de água em mulheres com sintomas pré-menstruais (ou TPM).

E onde achar boas fontes de magnésio? Você pode encontrá-lo nas nozes, grãos integrais, legumes verdes, em suplementos e  até no chocolate escuro. Legal, né?

3. Aumente a ingestão de vitamina B6

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Outra ótima notícia para as mulheres: estudos mostram que a vitamina B6 também é outra aliada na redução de retenção de líquido durante a TPM.

Você pode encontrá-la em alimentos como bananas, nozes, batatas e carne.

4. Coma mais alimentos ricos em potássio

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O potássio é um mineral essencial para o organismo e tem uma infinidade de funções importantes, como ajudar a enviar os sinais elétricos que mantêm o corpo funcionando e ser um importante aliado da saúde do coração.

Em relação à retenção de líquido, o potássio pode ajudar reduzindo os níveis de sódio do corpo e aumentando a produção de urina.

A banana é uma das fontes mais conhecidas desse nutriente, mas outras excelentes fontes menos óbvias e que fazem parte do nosso cardápio são o abacate e o tomate.

5. Evite os carboidratos refinados

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O que eu sempre recomendo para os meus alunos do Q48 é que eles comam o mínimo de carboidratos possível e que fujam ao máximo dos refinados, como açúcar de mesa, pão branco e bolachas (até mesmo as que se dizem light).

Isso porque esse carboidrato faz com que você tenha picos de insulina, o que faz com que seu corpo retenha mais sódio através dos seus rins. Na prática, isso significa um aumento de fluidos no corpo inteiro.

Já falei aqui no blog sobre por que você deveria deixar de comer pão agora. Vale a pena ler antes de continuar.

6. Beba mais água!

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Talvez você já tenha ouvido milhares de vezes que beber mais água é uma das atitudes mais saudáveis que você pode ter, mas não vou cansar de repetir: tome, no mínimo, 2 litros por dia!

A água vai estimular o funcionamento dos seus rins e aumentar a produção de urina, o que vai melhorar a circulação e eliminar as toxinas.

É bom lembrar que se você passa o dia sentado no trabalho, fazer uma pequena caminhada a cada 30 minutos pode ajudar bastante. E que tal aproveitar essa pequena pausa para ir tomar um pouco d’água?

Além disso, manter uma rotina de exercícios vai ajudar a eliminar esse inchaço em pouquíssimo tempo, por isso, se você está sedentário, considere mudar essa rotina agora mesmo! E a boa notícia é que exercícios de apenas 5 minutos já podem ser suficientes para começar a emagrecer e acabar de vez com a retenção de líquidos, ou seja, não tem mais desculpa!

 E se você quiser começar a ver mudanças incríveis no seu corpo nos próximos dias, garanta agora o seu acesso imediato ao treinamento online. Garanto que depois disso você nunca mais vai precisar subir numa esteira ou mesmo pisar numa academia.

Um forte abraço e até a próxima!


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