Ovo faz mal? Conheça 10 benefícios que esse alimento pode trazer para você ( o #10 é o meu preferido)


Muita gente diz por aí que o ovo faz mal, mas será que faz mesmo? Se você, assim como eu, adora comer ovo, tenho uma boa notícia para você. Fique aqui comigo e conheça os benefícios que o ovo pode trazer para sua saúde.   Muitas pessoas por aí dizem que o ovo faz mal, outras dizem que faz bem e você fica no meio dessa discussão sem saber o que fazer, certo? Bem, se você torce para que ovo faça bem para  a sua saúde, vai adorar o que preparei para você neste post. Os ovos estão entre os poucos alimentos que eu classificaria como “superalimentos”. Eles são carregados com nutrientes, alguns dos quais são raros nessa dieta moderna que levamos. Continue lendo e confira 10 benefícios do ovo para a sua saúde e nunca mais coma com culpa.  

#1 – Ovos são incrivelmente nutritivos

O ovos estão entre as comidas mais nutritivas do mundo, afinal, um ovo deve conter todos os nutrientes necessários para transformar uma única célula em um pintinho. Para você ter uma ideia, um ovo grande cozido contém as vitaminas A, B2, B5, B6, B12, D, E, K, cálcio, zinco, fósforo, selênio, entre outros nutrientes essenciais para uma boa saúde. Além disso, o ovo tem apenas 77 calorias, 6g de proteínas e 5g de gorduras saudáveis. Ou seja, um único ovo tem um pouco de quase todos os nutrientes de que precisamos.  

#2 – Ovos são ricos em colesterol, mas não afetam negativamente o colesterol sanguíneo

coracao   Sim, quando as pessoas falam que os ovos têm muito colesterol, é verdade. Um único ovo contém 212mg de colesterol, que é mais da metade da ingestão diária recomendada, que é 300mg. No entanto , é importante ter em mente que o colesterol na dieta não aumenta necessariamente o colesterol no sangue, mas vamos falar sobre isso mais na frente. O fígado realmente produz grandes quantidades de colesterol a cada dia, e quando comemos mais ovos, ele só produz menos colesterol em vez disso, por isso se equilibra. A única exceção são as pessoas com doenças genéticas, como a hipercolesterolemia familiar ou um tipo de gene chamado ApoE4. Se você tem algum desses problemas, então é melhor você evitar o ovos.  

#3 – Ovos aumentam o HDL (o colesterol bom)

S2   As pessoas que têm níveis mais elevados de HDL geralmente têm um menor risco de sofrer de doençass cardíacas, acidente vascular cerebral e vários outros problemas de saúde. Então, comer ovos diariamente é uma excelente maneira de aumentar o HDL e viver melhor.

E qual quantidade devo ingerir?

Bom, alguns estudos apontam que 2 ovos por dia, num intervalo de 6 semanas, aumentam os níveis de HDL em 10%. banner-q48post

#4 – Ovos contêm nutrientes que não recebemos o suficiente

A Colina é um nutriente que a maioria das pessoas não sabe que existe, mas nem por isso deixa de ser importante. Geralmente, é agrupada com as vitaminas do complexo B e é usada para construir membranas celulares, desempenhando um importante papel na produção de moléculas de sinalização no cérebro, entre outras funções. Agora um dado importante: pesquisas têm mostrado que cerca de 90% das pessoas em os EUA estão recebendo menos do que a quantidade recomendada de colina. Ovos inteiros são uma excelente fonte desse nutriente tão importante, pois um único ovo contém mais de 100 mg dele. Quer mais motivos para comer ovo todo dia? Continue lendo!

#5 – O ovo altera o padrão de partículas de LDL

O colesterol LDL é geralmente conhecido como o colesterol ruim, além disso, você talvez saiba que níveis elevados de LDL estão ligados a um alto risco de doenças cardíacas.

Porém, o que você talvez não saiba é que existem subtipos do LDL

Sim, existem subtipos do LDL, que estão ligados ao tamanho das suas partículas. Existem as partículas pequenas e densas do LDL e as partículas maiores. Muitos estudos têm mostrado que pessoas que têm partículas de LDL densas e predominantemente pequenas têm um risco maior de doenças cardíacas do que as pessoas que têm, na sua maioria, grandes partículas de LDL. Então, mesmo que  os ovos tendam a elevar ligeiramente o colesterol LDL em algumas pessoas, os estudos mostram que eles alteram as partículas de pequenas e densas para grandes, o que é uma coisa boa.  

#6 – Os ovos contêm antioxidantes que têm grandes benefícios para a saúde dos olhos

blue   Uma das consequências do envelhecimento é a piora gradativa da visão. Porém, existem vários nutrientes que ajudam a combater alguns dos processos degenerativos que podem afetar nossos olhos. Dois desses são chamados de luteína e de zeaxantina, antioxidantes poderosos que tendem a acumular-se na retina do olho. Estudos mostram que o consumo de quantidades adequadas desses nutrientes pode reduzir significativamente o risco de catarata e degeneração macular, dois distúrbios oculares muito comuns quando alcançamos uma certa idade.

E onde posso encontrar esses nutrientes?

Você já sabe a resposta: no ovo. Especialmente na gema. Além disso, como você já sabe, o ovos são ricos em vitamina A, outro importante nutriente para a saúde dos olhos, que pode evitar até a cegueira.  

#7 – Ovos com ômega 3 e pasteurizados diminuem as taxas de triglicerídeos

Bom, nem todos os ovos são iguais, suas composições de nutrientes variam, dependendo de como a galinha foi criada e alimentada. Ovos de galinhas que foram criadas no pasto, ou alimentadas com comidas ricas ômega 3, tendem a conter mais ômega 3 e ácidos graxos. Esses dois nutrientes são conhecidos por reduzir os níveis sanguíneos de triglicérides, um conhecido fator de risco para doenças do coração. Estudos mostram que o consumo de ovos enriquecidos com ômega-3 é um meio muito eficaz para reduzir os triglicéridos no sangue.  

#8 – Ovos são ricos em proteínas de qualidade

As proteínas são elementos fundamentais na construção do corpo humano. Elas são utilizadas para fazer todos os tipos de tecidos e moléculas que servem tanto para fins estruturais quanto funcionais. Por isso, ter uma dieta rica em proteínas é muito importante, e os ovos são uma excelente fonte desse nutriente. Além disso, o ovo contém todos os aminoácidos essenciais nas proporções certas, para que os nossos corpos estejam bem equipados para fazer pleno uso da proteína em si. Comer proteína adequada pode ajudar com perda de peso, aumento da massa muscular, equilíbrio da pressão arterial, entre outras coisas.  

#9 – O ovo não eleva o risco de doenças cardíacas

Por muitas décadas, existiu o mito de que o ovo, por ser rico em colesterol, era um risco para o coração. Muitos estudos publicados nos últimos anos, porém, examinaram o relacionamento entre o consumo de ovo e o risco de doença cardíaca. O resultado? Em uma revisão de 17 estudos, com um total de 263.938 participantes, não foi encontrada associação entre o consumo de ovos e doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC. Mas se você tem diabetes, cuidado: alguns estudos descobriram que as pessoas com diabetes que comem ovos têm um risco aumentado de doença cardíaca. Então é sempre bom consultar um médico antes de mudar sua dieta.  

#10 – Ovos podem te ajudar a perder peso

medidas

  Esse é o meu item preferido! Sim, os ovos dão uma grande sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos, o que lhe ajuda a perder peso. O ovo é rico em proteínas, que é um dos macronutrientes que mais dão a sensação de saciedade. Por isso, quando você come ovos, fica mais satisfeito e sente menos necessidade de comer depois. Quer uma prova mais concreta? Um estudo realizado em 2005 com 30 mulheres com excesso de peso fez com que elas trocassem os pães por ovos no café da manhã. Isso aumentou bastante a sensação de saciedade delas, fazendo com que ingerissem menos calorias nas 36 horas seguintes. E um outro estudo, feito em 2008, as pessoas substituíram o pão pelo ovo no café da manhã, resultando em uma perda de peso significativa no período de 8 semanas.   Leia também: Alimentos termogênicos: O que são e por que consumi-los irá te ajudar a emagrecer  

Recapitulando

Hoje você aprendeu algumas coisa muito importantes sobre o ovo, seus benefícios e por que é saudável inclui-lo em sua alimentação, principalmente por que:
  • Os ovos são ricos em proteínas;
  • Elevam o colesterol bom;
  • São ótimos para a saúde dos olhos;
  • Não elevam o risco de doenças cardíacas;
  • São um grande aliado das pessoas que querem emagrecer rápido.
  Agora que você já conhece os benefícios do ovo e tem motivos de sobra para inclui-lo em sua dieta, você pode fazer ainda mais pelo corpo que você deseja ter.  Já pensou em ter um ano de resultados na academia em apenas 8 semanas? Sim, é possível! Clique no banner abaixo e descubra como! Tô te esperando lá! Conheça o programa de exercícios Queima de 48 Horas! Grande abraço e até a próxima!                

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Comentários:
  • Vanessa Rodrigues Moreira comentou no dia

    Bah, mas um artigo para corroborar a minha fascinação por ovo! Não faz meia hora que comi dois ovões cozidos deliciosos no café da manhã. Antigamente eu comia somente a clara, mas eu tinha lido no site do Rodrigo Polesso que era saudável comer o ovo inteiro, daí passei a fazê-lo. Agora mais esse super artigo para me dar mais entusiasmo por esse superalimento!!! Vini e cia, muito obrigada!!!

  • Suzette Da Costa Sanchez comentou no dia

    Certissímo!!! Comecei a colocar na minha dieta no café da manhã , com td prazer pois adoro ovos, e realmente vi resultado positivo estou amando …..Obrigada Vini vc e BEST…..

  • Michaelle Pinheiro comentou no dia

    Amoooo ovos

  • Cidinha Santos comentou no dia

    Nossa. Que legal. Amei saber que o. Ovo e' bom muito bom pra saúde vou comer todos os dias

  • Yago Nunes Pinto comentou no dia

    eu também adoro comer ovos com a vanessa kkkkkkkkkkkkk humm

  • Vanessa Rodrigues Moreira comentou no dia

    Yago Nunes Pinto Antes de comer esses ovos pela manhã a gente diz um pro outro "bom dia, meu bebê. Te amo, meu bebê!"

  • Natália Aibara comentou no dia

    Muito boa essa informação. A partir de hoje ovo cozido todos os dias! kkk..

  • DERALDO B DE ALMEIDA comentou no dia

    Boa tarde, Vini, obrigado pelo artigo. Eu já tinha lido em seu livro os benefícios deste super alimento, o ovo, só fiquei preocupado com o colesterol mas agora tudo bem vou continuar comendo, inclusive nestas duas semanas de treino e ingestão de dois ovos no café da manha, tenho ficado saciado e só volto a comer as dez horas uma fruta ou castanhas do Para. Parabéns e mais uma vez muito obrigado e que Deus continue te iluminando e ajudando a milhões de pessoas.
    Abrs Deraldo Barros Maceió – AL.

    • Vinícius Possebon comentou no dia

      Obrigado Deraldo.
      Abc

  • Marcus Azevedo comentou no dia

    Ovos são só benefícios!!! o melhor alimento do mundo!!! não sou eu quem diz e sim a ciência!!!

  • Marcus Azevedo comentou no dia

    Ovos são só benefícios!!! o melhor alimento do mundo!!! não sou eu quem diz e sim a ciência!!!

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