Os benefícios do café para sua saúde: você vai ficar de queixo caído


Hoje quero contar um segredo para vocês sobre minha bebida preferida: o café. Você conhece os benefícios do café para sua saúde? Continue lendo e descubra que existem mais motivos do que você pensa para fazer aquela pausa para um cafezinho.

Você certamente já ouviu por aí um monte de gente falando sobre os benefícios do café, principalmente no ambiente de trabalho, não é mesmo? Porém, há pouco tempo, li no site que considero referência em alimentação saudável, o Authority Nutrition, que essa bebida que tanto gostamos pode fazer mais do que imaginamos.

Continue lendo este post e descubra por que beber café pode ser uma atitude mais saudável do que você imagina.

 

Os benefícios do café, a bebida mais saudável do mundo

A ciência nos confirma por meio de incontáveis pesquisas: quanto mais café você bebe, mais você vive.

São muitos estudos que mostram que mostram que as pessoas que bebem mais café vivem mais e reduzem os riscos de desenvolver doenças como Alzheimer e diabetes.

Eu tive acesso a um desses estudos em inglês, e fiquei muito feliz com o resultado, pois confesso que sou viciado em café e não consigo passar um dia sem tomar, pelo menos, 6 xícaras!

 

E por que o café é tão benéfico?

Segundo o estudo publicado, o café é a maior fonte de antioxidantes da dieta ocidental, que evitam a produção de radicais livres, os responsáveis por problemas coronarianos e até mesmo pelo câncer.

Ele tem muito mais antioxidantes que a combinação de frutas e vegetais. Impressionante, não? Diversos estudos demonstram que quem bebe café, vive mais. A bebida é considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Sem entrar em detalhes mais técnicos, acredita-se que a oxidação é um dos responsáveis pelo envelhecimento e por acelerar algumas doenças comuns hoje, como câncer, que já citei logo acima.

Então, quando você toma uma xícara de café, você não está apenas ingerindo cafeína, mas também uma infinidade de antioxidantes poderosos e compostos muito benéficos.

 

Muitos estudos mostram que pessoas que bebem café vivem mais que as que não bebem

 

São muitos os estudos que já comprovaram que quando as pessoas bebem café, elas têm um risco muito mais baixo de morrer por uma série de doenças sérias.

Em uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, em 2012,  402.260 pessoas, com idade entre 50 e 71 anos, foram questionadas sobre o consumo de café. Depois de acompanhá-las por cerca de 13 anos, percebeu-se que aquelas que bebiam mais café estavam significativamente menos propensas à morte. 

Quando foram observadas as causas específicas de morte, os pesquisadores descobriram que quem bebia café tinha menos probabilidade de morrer de infecções, lesões e acidentes, doenças respiratórias, diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

 

E quanto café eu posso tomar por dia?

A média ideal parece estar entre 4 e 5 xícaras por dia. Claro que você pode beber mais, mas, segundo o estudo, esse excesso não traz nenhum benefício adicional.

No entanto, mesmo o consumo moderado de café (1 xícara por dia) foi associada com uma redução de 5-6% no risco de morte, que mostra que, mesmo uma pequena quantidade é suficiente para ter efeito.

 

Porém, a bebida deve ser tomada sem açúcar

Isso porque se você toma muito café durante o dia combinado com açúcar, pode ser um grande problema para a sua dieta e para a sua saúde.

O ideal é tomar puro, mas se você acha que não consegue, comece diminuindo a quantidade do açúcar, ou experimente trocá-lo por um adoçante natural.

Então, se você não gosta de café, é bom que você repense a importância da bebida e considere inclui-la em sua alimentação. Que tal fazer uma pausa agora mesmo e tomar um café bem quentinho? Além de mais ânimo para o seu dia, você estará fazendo um enorme bem para a sua saúde!

 

Leia também:  Ovo faz mal? Conheça 10 benefícios que esse alimento pode trazer para você ( o #10 é o meu preferido)

 

Essa foi uma dica rápida para você incrementar sua alimentação. Espero que tenha ajudado no seu processo de emagrecimento e na sua reeducação alimentar. Bons treinos, grande abraço e até a próxima!

Conheça o programa de exercícios Queima de 48 Horas!

 

 

 


COMPARTILHE

Comentários:
  • TIAGO comentou no dia

    Sou apreciador de café e para quem toma café e acha amargo, aqui vão duas dicas simples que podem TRANSFORMAR sua experiência ao toma-lo e ABOLIR O AÇUCAR nesta bebida:

    1-Compre grãos frescos (menos de um mês de torrado);
    2-Moa-os imediatamente antes do consumo;
    3-Não espere a água ferver para jogar em cima do pó.

    Estes 3 itens fazem com que você evite de tomar café oxidado e a terceira dica evite que você queime o café.

    Fazendo isso você não vai mais precisar de açucar simplesmente porque seu café não vai ficar amargo =)

    • Vinícius Possebon comentou no dia

      Muito legal Tiago,
      Obrigado
      Abc

  • Vanessa Rodrigues Moreira comentou no dia

    Qual a marca de café que tu gosta mais, Vini?

    • Vinícius Possebon comentou no dia

      Vanessa,
      Tem que ser o mais natural possível.
      Abc

  • Neuza Montenegro comentou no dia

    uru,, adoro meu cafézinho ..

  • Neuza Montenegro comentou no dia

    É PORISSO Q ADORO UM CAFÉZINHO DÁ HORA..

  • Neliane Souza comentou no dia

    Olá, bom dia. Sou fã de café e queria agradecer por ajudar a divulgar os benefícios dessa iguaria. #PAIXAO

Deixe seu comentário