4 motivos para você comer batata-doce


Você já pensou em emagrecer comendo batata-doce? Não acredita que isso é possível? Continue lendo esse artigo e descubra todos os benefícios que esse alimento traz. Você come batata-doce com moderação porque acha que vai engordar? Se esse é o seu caso, é melhor repensar e incluir de vez esse tubérculo no seu cardápio – principalmente se você pratica exercício físico. Pouca gente sabe, mas a batata-doce é considerada o carboidrato ideal para atletas. Quer bons motivos para consumir esse alimento? Ele ajuda a controlar o colesterol e o diabetes, estimula o intestino e ajuda a emagrecer mesmo sendo mais calórica do que a batata-inglesa. Se você ainda não se convenceu, confira mais 4 motivos para você comer batata-doce:  

 1. É mais nutritiva do que outros tubérculos

batata-nutritiva Podemos dizer que a batata-doce é a campeã quando se fala de nutriente. Olha só: ela tem o dobro de fibras, cinco vezes mais cálcio e mais potássio que a batata-inglesa. E, quando comparamos com a mandioca, a batata-doce sai na frente em cálcio, fibras, potássio, proteína e fósforo. E não é só isso: a batata-doce também é extremamente rica em vitaminas e minerais. A lista é grande: ela possui vitaminas A (indispensável para a saúde da pele e dos olhos), C, E e do complexo B (que atuam em várias frentes, principalmente no sistema nervoso); cálcio (integrante dos ossos); magnésio (que ativa diversas enzimas); potássio (ajuda a controlar a pressão arterial); fósforo (traz disposição); antocianina e betacaroteno.  

2. Fornece energia de maneira equilibrada

energia-equilibrada Quem ajuda a batata-doce a ter tantas propriedades é o amido resistente. Esse carboidrato atua como uma fibra insolúvel, resistindo às enzimas do intestino delgado e atraindo moléculas de açúcar e gordura, fazendo com que sejam absorvidas mais lentamente. Isso significa que a batata-doce tem um índice glicêmico baixo, inferior ao da batata-inglesa. Para quem não sabe, esse é o índice que mede a velocidade de entrada de glicose na circulação sanguínea depois do consumo de carboidratos. Quanto mais alto o IG, maiores as taxas de açúcar disparadas no sangue. Assim, o pâncreas é obrigado a trabalhar mais, produzindo mais insulina, o que pode levar o organismo a estocar gordura. E onde entra a batata-doce? Ela fornece energia de maneira mais equilibrada, pois não provoca picos de glicose nem demanda excessiva de insulina. As vantagens disso são que, além de ajudar na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2, você terá maior sensação de saciedade. Ou seja: você levará mais tempo para ficar com fome!  

3. Ajuda a proteger o coração e o intestino

proteger-coracao Você sabia que a batata-doce é um ótimo auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares? Isso porque o amido resistente derruba o LDL – a fração nociva do colesterol – e o triglicérides. Quando passa pelo intestino grosso, esse amido é fermentado pelas bactérias probióticas, que são as bactérias “do bem”. Assim, ajuda na prevenção de hemorroidas, prisão de ventre, doenças inflamatórias intestinais e até mesmo câncer do cólon.  

4. É um alimento versátil

batata-versatil Apesar do nome, a batata-doce não precisa ser consumida apenas nos tradicionais doces. Você pode experimentá-la assada ou cozida em pratos salgados. Além disso, é uma ótima substituta para a batata-inglesa em sopas, purês, bacalhoadas e até mesmo saladas. A dica é prepara-la sempre com casca, para preservar os nutrientes. E lembre-se: para aproveitar melhor todos esses benefícios, você precisa comer batata-doce regularmente, até mesmo mais de uma vez por semana – mas nada de exagerar! Os atletas podem consumir antes do treino diário, assim, a energia irá durar por mais tempo.   Agora que você já conhece todos os benefícios da batata-doce, que tal incluir esse tubérculo na sua dieta? Lembre-se de nos contar qual é a sua receita preferida com batata-doce! Não deixe de conferir também 10 benefícios do alho que vão te deixar de queixo caído Conheça o programa de exercícios Queima de 48 Horas! Um forte abraço e até a próxima.

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Comentários:
  • Veralucia comentou no dia

    legal vou comer mas batata dece

  • Eliane comentou no dia

    Vinicius,
    Posso substituir o café da manhã convencional por uma porção de batata doce?

  • Name (required) comentou no dia

    Adoro batata doce com frango e o molho tipo strogonof.Gostoso.

  • danielle Herculano comentou no dia

    Eu gostei da dica não só da batata doce como também o suco e os exercícios e o jeito do Vini explica e de teencentivar a emagrecer eu to amando e em breve vou manda pra vocês o ante e depois hoje eu comecei vamo comece vc também nunca e tarde. Vini sou sua fã bj.

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