Glúten: Descubra Agora Quais São Os Prós e Contras Dessa Proteína!


Muitas pessoas não sabem ao certo o que é o Glúten, e eu explico em seguida: O Glúten é a principal proteína dos grãos do trigo, cevada, malte, aveia e centeio. O mesmo se encontra em alimentos diversos que vão desde o comum macarrão e as massas em geral até à famosa e adorada cerveja e o tradicional whisky. O Glúten se tornou popularmente conhecido como “vilão” porque algumas mulheres, inclusive famosas, depois de aderirem às dietas sem ele, emagreceram diversos quilos em pouquíssimo tempo. Do ponto de vista científico, as opiniões divergem. Alguns especialistas defendem que o Glúten não tem nada de vilão para pessoas não-portadoras da doença celíaca. Outros, que o Glúten é um vilão perigosíssimo e que a sua eliminação deve ser disseminada. Para quem nunca ouviu falar, a doença celíaca é também conhecida como “intolerância ao glúten”. A ingestão de glúten provoca nessas pessoas uma dificuldade do organismo absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água, podendo levar até mesmo à desnutrição. Visando desvendar os mitos que envolvem o Glúten, fiz esse artigo onde você vai descobrir quais são os prós e contras dessa proteína. Confira:

Por que O Glúten Pode Ser Um Vilão?

u Alguns Nutricionistas defendem que a ingestão de Glúten mesmo para quem não é portador da doença celíaca, pode ser danosa. Por ser de difícil digestão, a proteína pode causar uma série de irregularidades. Isso tudo porque a maior parte das suas moléculas não é digerida, ou seja, fica pelo organismo, desencadeando assim, a liberação de anticorpos. Esses mesmos especialistas defendem os estudos que comprovam que o Glúten contribui ativamente para o aumento de peso, por conta de sua digestão, que ao liberar substâncias altamente inflamatórias, causam a formação de gordura. Nutricionistas atestam que o Glúten também está relacionado à produção de colesterol. E ao desencadeamento de problemas que vão desde dores de cabeça até o hipotireoidismo e, no caso de mulheres, a dificuldade para engravidar. Além disso, a proteína também é agente causadora da diminuição de absorção de nutrientes, por conta de lesões que causa no intestino. E não pára por aí! O Glúten também está associado à notável redução da produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Pode não ser beeem assim!

gluten_img2 Há grande divergência entre os especialistas no assunto. Parte dos Nutricionistas e pesquisadores defende que o Glúten não é uma substância nociva para pessoas não-portadoras da doença celíaca. Os mesmos defendem que o emagrecimento atestado por muitas pessoas, inclusive mulheres famosas, através de uma dieta sem glúten, não tem absolutamente nada a ver com a não ingestão da proteína, mas sim com a diminuição do consumo dos alimentos onde a mesma está presente, que são ricos em carboidratos. Ou seja, o segredo do emagrecimento acelerado nesse caso, na verdade, está associado à mudança na ingestão calórica. Os Especialistas também o Glúten não rouba nutrientes, atrapalha a digestão ou dificulta a eliminação de toxinas em pessoas que não possuem a doença celíaca.

Guerra do Glúten: Qual Lado da Trincheira Você Escolhe?

essa-gluten_img3 Depois dessa leitura você já conhece o ponto de vista dos especialistas a respeito do Glúten e suas principais divergências. Embora haja inúmeras divergências entre os especialistas, é essencial que você obtenha essas informações a respeito do Glúten. Mas lembre-se: se o seu objetivo é obter resultados incríveis sem depender totalmente da alimentação e se você está cansado de dietas mirabolantes que podem não te garantir o resultado esperado, conheça o Queima 48, um programa de exercícios diários de apenas 15 minutos que te dá resultados equivalentes a 1 ano de dietas e academia em apenas 8 semanas! Agora não se esqueça de curtir, deixar um comentário dizendo o que achou desse artigo e contando qual a sua experiência com o glúten ou sem ele e compartilhar com aquele amigo que vai adorar descobrir essas informações! banner-q48post

COMPARTILHE

Comentários:
  • Loraine comentou no dia

    Excelente Viny, eu mesmo eliminei o gluten e perdi bastante kilos.

    • Vinícius Possebon comentou no dia

      Que legal, Loraine! Essa dieta foi alinhada a exercícios regulares? 🙂

      Abraço,
      Vinícius Possebon.

Deixe seu comentário