6 benefícios das oleaginosas que você provavelmente não conhecia


Você conhece os benefícios das oleaginosas para a sua saúde e para manter o corpo em forma? Esse grupo de alimentos pode oferecer tanto que eu até me admiro que eles sejam tão pequenos! Continue lendo e conheça os principais efeitos positivos de incluir a oleaginosas na dieta. As oleaginosas, como castanhas, nozes, pistache, amendoim etc, foram demonizadas por décadas por causa da alta concentração calórica e de gordura, o que levava as pessoas a pensarem que elas eram nocivas ao coração por elevar as taxas de colesterol. Mas, felizmente, isso já foi desmentido pela ciência e, na verdade, foi provado que esse grupo de alimentos tem o efeito contrário em nosso organismo. Na verdade, as oleaginosas são tão carregadas de nutrientes que poderiam ser considerados pílulas naturais para uma dieta mais completa e saudável. Claro que, você deve escolher bem que tipo de alimento irá consumir: evite aqueles muito carregados no sal e prefira sempre os crus ou torrados (no caso das castanhas). Abaixo, você confere 6 benefícios das oleaginosas que vão te deixar de queixo caído.

1. A oleaginosas melhoram a saúde do coração e a circulação

oleaginosas-emagrecer Oleaginosas como amendoins, amêndoas, nozes e avelãs contêm arginina, um aminoácido ligado à cicatrização, crescimento dos músculos e saúde do esperma por que ela estimula a produção de proteína. A arginina também previne o entupimento das artérias através da expensão dos vasos sanguíneos. Outro nutriente que encontramos nas oleaginosas é o ômega 3, que diminui o mau colesterol, aumenta o bom colesterol e reduz o risco de ataques do coração. O ferro, também presente em grandes quantidades, é fundamental na produção dos glóbulos vermelhos e deve ser ingerido todos os dias.  

2. Ajudam a preservar as funções mentais

nozes-cérebro Isso acontece porque as oleaginosas também são ricas em ácido fólico, que ajuda a reduzir um aminoácido associado a doenças cardíacas, Alzheimer e demência. Baixos níveis de ácido fólico também têm sido associadas à depressão, anemia, e até mesmo à perda de cabelo. Outro nutriente essencial que encontramos é o magnésio, que tem um papel essencial em mais de 300 reações químicas do corpo, incluindo a digestão, a função cardíaca e a circulatória, o crescimento ósseo e sua manutenção. Além disso, o magnésio é uma grande ajuda na retensão da memória.  

3. Ajudam na visão e mantêm os olhos saudáveis

As oleaginosas contém vitamina A, que ajuda a diminuir a sensibilidade ao sol e diminui o risco de doenças cardíacas. Elas também contêm antioxidantes que têm um importante papel de reduzir o risco de doenças crônicas nos olhos, incluindo a degeneração macular e a catarata. Esses nutrientes, no entanto, você só encontra em quantidades significativas nos pistaches. banner-q48post

4. Ajudam a regular o peso e o metabolismo

Você já deve saber que um dos grandes segredos para emagrecer é um metabolismo intenso, que ajuda a queimar gordura em repouso. Pois bem, isso pode ser conseguido com os exercícios de alta intensidade, como os da Queima de 48 Horas, mas também com alimentos que alterem o metabolismo. As oleaginosas são fonte de proteína, que é um componente termogênico, ou seja, ajuda a alterar o metabolismo e a queimar gordura, mas as proteínas contidas nas nozes também podem ajudar a reduzir o risco do diabetes tipo 2 em até 35%, segundo estudo da Universidade de Harvard. O alto teor de fibras também é um ponto positivo, pois é o que mantém você saciado por mais tempo, evitando a ingestão exagerada de alimentos.  

5. Fortalecem os ossos e dentes

esquilo As oleaginosas são ricas em cálcio e fósforo, o que ajuda a prevenir a osteoporose. O fósforo é o mineral mais presente no corpo depois do cálcio e, combinado com ele, mantém e repara ossos e dentes, juntamente com todos os outros tecidos e células.  

6. Auxiliam no aumento da imunidade

O zinco é um dos minerais encontrados nas oleaginosas e que é simplesmente vital para a imunidade, afetando diretamente as células T e outras funções de células imunológicas. A vitamina B6, outro nutriente encontrado, é importante para manter o equilíbrio hormonal. A deficiência dessa vitamina está diretamente ligada à um sistema imunológico comprometido. A dica é apostar no pistache, pois uma porção dele contém 40% da recomendação diária de vitamina B6 para a maioria dos adultos.   E então, curtiu as dicas? As oleaginosas são uma excelente opção de lanche entre as refeições e são ideais para substituir as famosas barrinhas de cereais, que são bastante industrializadas e contêm muito açúcar, o que não é legal para a saúde, muito menos para a dieta. Além disso, como já mencionei antes, um punhado de castanhas, pistache, nozes etc, tem o poder de alimentar e ainda mais: de deixar você saciado por mais tempo, favorecendo o seu emagrecimento. Quer conhecer mais alimentos que podem te ajudar a emagrecer? Então não deixe de ler este artigo: Dieta Low Carb | Um top 5 com os melhores grupos de alimentos para emagrecer   Conheça o programa de exercícios Queima de 48 Horas!   Bons treinos, forte abraço e até a próxima!

COMPARTILHE

Comentários:
  • Durcce Domeneghetti comentou no dia

    Muito bom e ainda nem citou que é muito gostoso esse mix de castanhas!!! Peça na Nutribela Integral

Deixe seu comentário