Proteína engorda? Saiba quais são os alimentos proteicos indicados para quem quer emagrecer


Será que a proteína engorda? Essa é uma questão um tanto polêmica que enche de dúvidas quem está tentando emagrecer ou tentando ganhar massa magra. Que alimentos proteicos podem ser comidos sem culpa? O que deve ser evitado? Descubra agora!

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar bastante sobre a proteína e como os alimentos que contêm esse nutriente são importantes em uma dieta saudável, tanto para quem quer emagrecer, como para quem quer perder massa muscular.

Mas com tantos alimentos ricos em proteínas, quais são os mais adequados para a dieta? A proteína engorda? São essas dúvidas que quero esclarecer agora.

Claro, existem alimentos que são mais saudáveis do que outros, mas, como já dizia o ditado: tudo demais é veneno. E isso também vale para os alimentos saudáveis: se você exagerar nas quantidades, você irá engordar. A conta é simples: se você ingere muito mais calorias do que gasta diariamente, você ganha peso, não importa se a caloria veio de um prato de legumes ou de uma barra de chocolate. Por isso, antes de rotular um alimento com bom ou ruim, considere o perfil nutricional de casa e um e, claro, respeite os limites do seu corpo comendo as quantidades necessárias, sem exageros.

Proteína engorda?

A proteína em sim não engorda. 1g de proteína possui apenas 4 calorias. Então, a resposta para essa pergunta é não, a proteína não engorda. Porém, é preciso tomar bastante cuidado com as fontes de proteína que escolhemos para compor nossa dieta. Alguns alimentos ricos em proteínas são muito mais calóricos que outros, o que pode ser uma casca de banana para quem quer emagrecer com uma dieta rica em alimentos proteicos.

Então, se o seu objetivo é queimar gordura e emagrecer, ou ganhar massa magra sem ganhar gordura, cuidado na escolha dos alimentos. Opte sempre pro fontes de proteína magra e deixe as outras para as ocasiões especiais.

E quais são as fontes de proteína magra?

As fontes de proteína magra ajudam você a obter a quantidade do nutriente que o seu corpo precisa, mas sem engordar. Essas fontes estão em vários alimentos que consumimos no nosso dia a dia: feijão, ervilhas, lentilha, carne branca, carne de porco, frutos do mar, queijos magros, whey protein, tofu, soja etc.

Existem outras fontes saudáveis de proteína, mas que você deve comer com moderação, como nozes e peixes mais gordos. Essas gorduras, claro, são saudáveis e o corpo precisa delas, mas você deve consumir esses alimentos com bastante moderação. As nozes e outras oleaginosas, como castanha, por exemplo, são ótimas opções de lanche, pois proporcionam sensação de saciedade por mais tempo, mas, como já foi dito aqui, coma com bastante moderação!

Como a proteína me ajuda a perder peso?

A proteína é uma grande amiga de quem está em processo de emagrecimento porque ela se encaixa no grupo dos alimentos termogênicos, ou seja, aqueles que te ajudam a queimar gordura em repouso.

Os alimentos ricos em proteína demoram mais a ser digeridos, além de manterem o nível de açúcar no sangue estável, o que é ótimo para controlar os desejos súbitos por comidas, causados pelas falhas de açúcar no sangue. Em resumo, o organismo queima mais calorias digerindo a proteína do que outros nutrientes mais simples, como açúcares, gorduras e carboidratos.

E a whey protein?

A whey protein, em geral, não engorda, pois é a ingestão de proteína na sua forma mais pura. Por ser proteína concentrada, ela potencializa o efeito de saciedade prolongada. Se você não quer engordar, o ideal é optar pela whey protein isolada, que contém cerca de 90-95% de proteína.

Não deixe de ver também os outros alimentos termogênicos que, assim, como a proteína ajudam a queimar gordura em repouso: Alimentos termogênicos: O que são e por que consumi-los irá te ajudar a emagrecer

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Forte abraço e até o próximo post!

 


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