5 dicas poderosas para não escapar da dieta em ocasiões especiais


É sempre um desafio resistir às tentações e não escapar da dieta em jantares ou outras ocasiões especiais? Com tantas opções gostosas que ficam à espera da nossa escolha, realmente, pode ser um tanto difícil se manter firme, mas, com as dicas de hoje, você vai ter mais uma ajudinha nesse tipo de situação. Confira!

Não importa qual é a ocasião: jantar romântico a dois, aniversários, casamentos, natal, páscoa, enfim, em todas essas datas especiais tem uma coisa em comum que você não tira da cabeça: a comida.

Por mais que em um jantar a dois a atenção principal seja dada ao seu acompanhante ou que no natal o importante é a família toda reunida, a comida sempre aparece para encher os olhos e fazer com que você queira, “só hoje”, passar um pouquinho da conta. Porém, ocasiões especiais não são e jamais devem ser sinônimo de números a mais na balança. Pode até não parecer, mas é possível passar por comemorações maravilhosas, comer bem e manter tudo em forma, basta que você tenha alguns cuidados e siga as dicas abaixo.

1. Nada de passar o dia com fome!

dieta

Eu sei que você já deve ter feito isso alguma vez na vida: passou o dia inteiro sem comer e, na hora do jantar, comeu tanto que teve que abrir o botão da calça.

Por mais que pareça uma boa troca compensar as calorias que seriam consumidas durante o dia comendo tudo em uma só refeição, isso não é nada legal. O ideal é fazer todas as refeições do dia normalmente, inclusive aquelas intermediárias. Claro, sem exagerar, afinal, mais tarde você terá motivos de sobra para isso.

Comendo direitinho durante o dia, você não exagera nos pratos na hora do jantar e não se enche de culpa depois. Claro, sabendo que vai comer mais à noite, faça o possível para fazer refeições balanceadas durante o dia, para que mais tarde você não esteja com o apetite de um leão e coma as comida mais gordurosas que encontrar pela frente. Lembre-se: sempre que ingerir muita energia de uma única vez, o corpo irá usar uma parte e estocar o restante.

E se você é quem está encarregado de preparar as refeições, esqueça essa história de beliscar. Com um pouquinho daqui e outro dali, você acaba perdendo a noção da quantidade que foi ingerida e aí adeus dieta!

2. Prefira as opções que proporcionam mais saciedade

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Seja num jantar em casa, com a família, seja comendo fora, dá para escolher as opções que não vão deixar você exagerar. O melhor é optar sempre por alimentos que proporcionem uma sensação de saciedade e não deixem que você coma demais.

Oleaginosas, tais como castanhas, nozes, pistache, amêndoas, avelãs e macadâmias fazem muito bem para o coração, previnem o envelhecimento precoce das células e ainda dão sensação de saciedade por muito mais tempo. Não esqueça também de fugir de carboidratos simples e preferir proteínas magras, como a do frango (sem pele).

3. Cuidado com as bebidas

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Você talvez já saiba que não é legal fazer refeições com líquidos, tanto para quem quer emagrecer como para quem cuidar do corpo. Mas, como em jantares especiais a gente sempre abre uma exceção, é possível fazer isso de maneira mais saudável e sem bagunçar sua dieta.

Primeiro de tudo, nada de refrigerantes! Evite mesmo as versões zero, pois elas contém ingredientes muito prejudiciais à nossa saúde. Prefira os sucos de frutas pouco calóricas, como melancia, morango, limão e melão, que você pode dar.  uma turbinada adicionando gengibre ou canela, que têm efeito termogênico, ajudando a acelerar o metabolismo e queimar gordura em repouso.

E se você não dispensa bebida alcoólica, dê preferência ao vinho tinto, que é menos calórico que o branco, faz bem para o coração e estimula a libido. Claro, sem exageros, pois além de acabar com a sua dieta, álcool demais pode acabar com a sua festa e com a dos outros.

4. Mastigue, mastigue!

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Mastigar bem os alimentos é um excelente hábito, pois faz com que você coma menos e fique saciado mais rápido. O desespero e a vontade de comer todas aquelas opções deliciosas do menu pode fazer com que você não mastigue direito para passar logo para o próximo prato e comer tudo o que puder.

Isso, porém, não é nem um pouco legal para quem quer emagrecer, pois assim seu corpo não entende que você comeu bastante e faz com que você queira sempre mais. Mastigue bem e com calma, sinta o sabor e as texturas de cada alimento que colocar na boca e só depois passe para outro, sem exagerar nas porções, claro!

Não foque sua atenção apenas na comida, aprecie a companhia das pessoas, converse, troque ideias, divirta-se. Isso faz com que o evento seja muito mais agradável, você acaba comendo menos, aproveita muito mais e ainda não sai com aquela sensação péssima de estar com a barriga estufada.

5. Não abra mão do exercício físico

correr

Sim, não é porque é páscoa, natal, ano novo, dia dos namorados, aniversário etc, que você vai deixar de se exercitar. O exercício é importantíssimo para emagrecer e, claro, queimar as gordurinhas extras que você pode ter ganhado na noite anterior.

E não tem desculpa de que o tempo está curto: o exercício intervalado de alta intensidade é capaz de acelerar o seu metabolismo por até 48 horas, só leva poucos minutos para ser realizado e ainda pode ser feito em qualquer lugar: no conforto da sua casa, no parque, no hotel onde você estiver hospedado, enfim, tudo o que você precisa é de determinação e um pequeno espaço.

 

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Forte abraço, bons treinos e até a próxima!

 

 


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