10 mitos sobre emagrecimento que você provavelmente acredita


Você certamente já deve ter buscado por métodos, receitas e dietas para emagrecer na internet e visto uma centena de pessoas falando coisas completamente contraditórias. A verdade é que existem grandes mitos sobre emagrecimento que todo mundo ainda teima em acreditar e que estão te impedindo de alcançar os resultados que você quer.

>>Comece o Q48 HOJE e garanta GRÁTIS 8 bônus exclusivos para turbinar o seu emagrecimento.

A internet tem conteúdo a perder de vista sobre emagrecimento e considero isso algo muito positivo, mas é preciso que você saiba filtrar o que realmente é verdade e o que é mito. Existe muita informação duvidosa que já encontrei até mesmo em grandes portais que podem confundir muita gente e comprometer seriamente os resultados de quem quer emagrecer.

Foi por isso que decidi desvendar os 10 mitos sobre emagrecimento mais difundidos pelas pessoas na internet e até mesmo pela mídia. Será que você já caiu em um deles? Continue lendo este artigo e descubra!

1. Todas as calorias são iguais

As calorias nada mais são do que uma medida de energia, e o que muita gente teima em acreditar – e pior, difundir – é que todas as calorias têm o mesmo conteúdo de energia. Isso, no entanto, absolutamente não quer dizer que todas as fontes de energia (ou calorias) terão o mesmo efeito sobre o seu peso.

Diferentes? Como assim?

Explico: diferentes alimentos passam por diferentes vias metabólicas e podem tem incontáveis efeitos diretos na nossa fome e nos hormônios que regulam o nosso peso e armazenamento de gordura.

Vou dar um exemplo para você entender melhor: uma caloria oriunda de uma proteína não é a mesma caloria proveniente da gordura, muito menos do carboidrato. Isso porque quando você substitui carboidratos e gordura por proteína, a sua fome e a sua vontade de comer (que são duas coisas diferentes) reduzem consideravelmente, ao mesmo tempo que seus hormônios que regulam o peso trabalham de maneira mais eficiente.

Além disso, outro ponto que você deve se lembrar sempre: as calorias de alimentos integrais ou naturais são muito mais completas do que as que compõem os alimentos refinados, como os doces, refrigerantes e industrializados em geral.

2. A perda de peso é um processo linear

Emagrecer normalmente não é um processo linear, ao contrário do que somos levados a pensar. Isso quer dizer que em durante alguns dias ou semanas você perde peso, em outros, você pode ganhar um pouco. Isso é algo absolutamente normal e que não compromete os seus resultados finais.

Sério, não se preocupe, é totalmente normal que o peso do seu corpo oscile algumas vezes. E isso acontece por diversos motivos: você pode estar com mais comida no seu sistema digestivo no momento ou até mesmo retendo um pouco mais de líquido. (Já falei aqui no blog sobre retenção de líquido e algumas maneiras simples de eliminar esse desconforto. São dicas super simples e que podem mudar sua vida)

3. Suplementos vão te ajudar a perder peso

A indústria dos suplementos é gigantesca e há tantos tipos de suplementos prometendo tantos resultados que você já deve até ter se confundido na hora de escolher um.

Mas aqui vai uma má notícia em relação aos suplementos: quando estudados a fundo, nunca provam ser tão efetivos quanto prometem.

Agora, talvez, você esteja pensando que isso não pode ser verdade, pois conhece alguém que usa suplementos e tem resultados bastante satisfatórios. Você mesmo talvez já tenha usado por um tempo e percebeu mudanças. Na realidade, o que acontece nesses casos não é nada mais do que um efeito placebo. As pessoas acham que o suplemento pode ajudá-las, compram e, para que ele tenha uma boa performance, cuidam mais da alimentação, e quem cuida da alimentação, logicamente vê mudanças acontecerem em pouco tempo.

Claro, alguns podem sim ser uma ajuda e os melhores podem até te auxiliar a perder alguns quilos dentro de poucos meses. Mas entenda que o suplemento em si não é nem de longe a chave para o emagrecimento definitivo.

4. “Coma menos, mexa-se mais” é um bom conselho

A gordura corporal é simplesmente energia armazenada (ou, se preferir, calorias). Para perder essa gordura, mais calorias devem ser gastas do que ingeridas. Seguindo essa linha de pensamento, parece bem lógico pensar que comer menos e se exercitar mais resulta em perda peso. A equação bate e faz até certo sentido pensar assim, certo?

Nem sempre…

Esse, na realidade, é um péssimo conselho a ser seguido se você tem problemas com o seu peso, pois por mais que você emagreça no curto prazo, irá ganhar tudo de volta, e por razões biológicas.

A primeira mudança que deve ser feita é a de mentalidade. Se você quer realmente emagrecer e nunca mais engordar novamente, é preciso mudar o seu comportamento para conseguir mudar sua alimentação e sustentar uma rotina de exercícios. Apenas dizer “coma menos e exercite-se mais” não é suficiente.

Dar um conselho como esse para uma pessoa obesa é como dizer “anime-se” para alguém com depressão. É ineficaz e sinceramente chega a ser cruel.

5. Carboidratos fazem você engordar

Dietas com baixa ingestão de carboidratos, como a que eu indico para os meus alunos do Q48, fazem com que você emagreça rápido. Isso é um fato comprovado pela ciência e funciona em 100% dos casos.

Na maioria dos casos, a perda de peso acontece até mesmo sem que aconteça uma restrição consciente de calorias, pois enquanto a ingestão de proteínas for alta e a de carboidratos for baixa, você perderá peso inevitavelmente.

No entanto, isso NÃO significa que os carboidratos, por si só, façam você engordar. É só você pensar que a epidemia de obesidade começou em meados dos anos 1980 e a humanidade ingere carboidratos desde os seus primórdios.

A verdade é que os carboidratos refinados, tais como o que encontramos no pão branco e no açúcar e derivados, estão definitivamente ligados ao ganho de peso, mas os alimentos naturais e integrais que são ricos em carboidratos são bastante saudáveis e devem estar presentes no seu cardápio diário.

6. Gordura faz você engordar

A gordura corporal é apenas gordura proveniente de alimentos que é armazenada. Logo, somos levados a pensar que comer mais gordura fará com que o nosso corpo a armazene ainda mais, certo?

Errado!

Acontece que no nosso corpo as coisas não funcionam dessa maneira tão simples. A gordura não está ligada ao ganho de peso, exceto pelo fato de estar presente em alimentos altamente calóricos, como os de fast food.

Isso significa que enquanto você estiver ingerindo a quantidade correta de calorias, a gordura não fará você engordar. Na realidade, dietas com alta ingestão de gordura e pobres em carboidratos já mostraram ser altamente eficientes para emagrecer em vários estudos científicos.

O que significa que tudo depende do contexto.

Então, se você comer uma grande quantidade de gordura aliada a muitos carboidratos e alimentos processados, com certeza irá engordar, mas não por causa da gordura isoladamente.

7. Comer no café da manhã é obrigatório para perder peso


Vários estudos mostram que pessoas que pulam o café da manhã tendem a pesar mais do que os que fazem a refeição religiosamente.

No entanto, é preciso levar em consideração que isso pode acontecer porque provavelmente essas pessoas que comem bem de manhã são mais propensos a ter um estilo de vida mais saudável.

Outros estudos já mostraram que comer no café da manhã ou comer religiosamente a cada 3 horas não tem nenhum efeito considerável no peso das pessoas.

O que eu aconselho para meus alunos, na verdade, é que comam quando sentirem fome e parem quando se sentirem satisfeitos, sem exageros.

>>Comece o Q48 HOJE e garanta GRÁTIS 8 bônus exclusivos para turbinar o seu emagrecimento.

8. Dietas para emagrecer funcionam de verdade

A indústria do emagrecimento quer que você acredite que essas dietas malucas da moda realmente funcionam, mas a verdade é que elas quase nunca são eficazes no longo prazo. Infelizmente, em um ano, 85% das pessoas tendem a ganhar tudo o que perderam a custo de muito sacrifício.

O que eu vou dizer aqui pode ser um pouco chocante, mas entrar em uma dieta é quase entrar num compromisso de reganho de peso no futuro.

Como já falei antes, aqui a questão é muito mais de mentalidade e mudança de hábitos, pois é quase impossível sustentar uma dieta de restrição alimentar por muito tempo.

Esqueça a mentalidade de dieta e procure fazer uma reeducação alimentar, sem deixar de comer o que você gosta, durma bem, faça exercícios de alta intensidade e o emagrecimento será um efeito colateral de tudo isso. (e ele virá mais rápido do que você imagina)

9. Pessoas acima do peso não são saudáveis, mas as magras sempre são

Outro dos mitos sobre emagrecimento que tendemos a acreditar e que é uma grande falácia. é verdade que a obesidade está associada a uma série de doenças crônicas, incluindo diabetes, problemas no coração e até alguns tipos de câncer.

No entanto, existem muitas pessoas obesas que têm um organismo saudável e tantas outras que são magras e têm uma série dessas doenças crônicas que ligamos ao peso.

Claro, se você tem muita gordura abdominal, é bom ficar alerta, pois esse tipo de gordura está fortemente ligado a doenças do coração, por exemplo. Mas a gordura que se acumula sob a pele, por sua vez, é mais um problema estético do que de saúde.

10. Alimentos diet ajudam a perder peso

A triste verdade é que um monte de porcaria é comercializado como comida saudável. Alguns exemplos são os alimentos com baixo teor de gordura, alimentos sem glúten, entre outros.

Meu conselho é que você não confie nesse tipo de comida, pois os rótulos deles são feitos muito mais para enganar do que para informar.

E aqui vai uma dica de ouro: se for industrializado e o rótulo lhe disser que é saudável, então fuja! Provavelmente esse alimento vai ser muito ruim para você.

No sistema Q48, eu explico detalhadamente os melhores alimentos para emagrecer sem passar fome e uma maneira de se alimentar que é mais saudável, nutritiva e pode ser levada para o resto da vida, ou seja, o seu emagrecimento vai ser de forma duradoura e absoluta. E agora que você descobriu os maiores mitos sobre emagrecimento, descubra como acabar com o pensamento gordo de uma vez por todas!

Se você gostou deste artigo, então compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui abaixo. Aproveite também para saber mais sobre o Sistema Q48 e como conseguir 1 ano de resultados em 8 semanas.

>>Comece o Q48 HOJE e garanta GRÁTIS 8 bônus exclusivos para turbinar o seu emagrecimento.

Até a próxima!

 


COMPARTILHE

Comentários:
  • Adriana Leal comentou no dia

    Nossa eu amei essas 10 dicas muito bom parabéns, me ajudou muito Vinícius
    Continue ajudando as pessoas, bjs..

  • Francimar Silva Barros comentou no dia

    Adorei as informações, muito proveitosa para nosso conhecimento.

Deixe seu comentário