Qual é o melhor horário para fazer exercício? Descubra agora!


Qual será o melhor horário para fazer exercícios? Será que o período do dia no qual você se exercita tem alguma influência no seu emagrecimento? É sobre isso que vamos conversar hoje.

Se você decidiu emagrecer, sabe que só a dieta não é o suficiente para uma mudança plena e saudável no corpo, mas aí vem aquela dúvida: Qual o melhor horário para fazer exercício?

Se você tem uma rotina corrida, acorda cedo, trabalha o dia inteiro, tem filhos, um monte de coisas pra resolver e só chega em casa no final do dia, realmente é quase impossível arrumar uma brecha no fim da tarde para se exercitar, ainda mais sabendo que você vai perder pelo menos uma hora do seu precioso tempo fazendo treinos monótonos na academia. O treinamento que adoto com meus alunos é curto e leva cerca de 10 minutos ou menos, justamente por essa falta de tempo que as pessoas tanto reclamam.

Bom, esquecendo um pouco os horários, a primeira coisa que você deve saber é que se você quer emagrecer, ir para a academia não obrigação, é uma opção. Em segundo lugar, o exercício aeróbio de longa duração a que estamos mais acostumados a ver não são o treino ideal para quem quer queimar gordura e perder peso rápido. Ficou perplexo? Leia mais sobre o assunto em: A frustrante verdade por trás do exercício aeróbio. 

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Na verdade, tudo o que você precisa para emagrecer são alguns poucos minutos e um espaço não muito grande em casa para fazer os exercícios de intervalados de alta intensidade, que são os que realmente queimam gordura e são a base da Queima de 48 Horas. Sabendo disso, encaixar o treino no melhor horário fica muito fácil, afinal, você não precisa ir para a academia nem gastar horas se exercitando para obter os resultados desejados.

E qual o melhor horário para fazer atividade física?

 

Muitas pessoas me fazem essa pergunta e há muita gente que acha que irá emagrecer mais ou menos fazendo exercícios em determinado horário. Na verdade, tudo isso é bem relativo.

Claro, o exercício é essencial para emagrecer, mas ele é só uma das partes do processo. E, claro, mais importante do que ter um horário ideal para treinar é manter uma regularidade nos exercícios e uma dieta bem balanceada.

Agora, se você quer saber qual é o período que mais vai te ajudar a emagrecer, saiba que diversos estudos provaram que as pessoas tendem a se sair melhor em medições de desempenho físico entre 4 da tarde e 7 da noite. Isso acontece porque é nesse período que a temperatura do corpo o os níveis hormonais atingem o pico, tornando os músculos mais flexíveis e produzindo a melhor proporção de testosterona (hormônio construtor dos músculos) e cortisol (hormônio que faz o inverso).

Porém, essas variações apresentam efeitos muito pequenos. Ou seja, da mesma forma que você pode se adaptar e acordar todos os dias no mesmo horário, o seu corpo também pode se adaptar ao horário que você escolheu para fazer exercícios. Logo, essa história que falam por aí que se exercitar pela manhã é melhor não passa de mito.

Esqueça essa história de se exercitar pela manhã

 

Se esse é realmente o único horário disponível que você tem para fazer exercícios, claro que não há problema nenhum se exercitar pela manhã. Mas saiba que isso não fará com que você emagreça mais ou menos do que em outro horário.

Seu desempenho estará sempre ligado à hora que você escolheu para treinar. Assim, é claro que se você treina de manhã e passar a treinar à tarde, terá um desempenho mais baixo no começo. Mas, como já disse lá no começo, seu corpo irá se adaptar.

O ideal é que você escolha o horário em que tem mais disposição ou que sabe que é o mais conveniente para manter uma frequência. Por conta dos exercícios intervalados de alta intensidade terem curta duração, fica mais fácil colocá-los nos horários que você tem disponibilidade.

Se escolher o horário da manhã, vale lembrar que você jamais deve fazer exercícios em jejum, pois isso pode causar hipoglicemia e ainda não alterar o seu metabolismo da maneira que deveria.

Bom, pessoal, essa foi a dica rápida de hoje. Agora que você já sabe que pode malhar em casa, confira 5 maneiras econômicas para montar um ambiente de treino em casa.

 Conheça o programa de exercícios Queima de 48 Horas!

Bons treinos, forte abraço e até a próxima!

 


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Comentários:
  • Ivanir Lopes comentou no dia

    Muito massa este estudo! Vai servir de apoio pra explicar meus alunos!

  • Ivanir Lopes comentou no dia

    Muito massa este estudo! Vai servir de apoio pra explicar meus alunos!

  • Ivanir Lopes comentou no dia

    Muito massa este estudo! Vai servir de apoio pra explicar meus alunos!

  • Gabi comentou no dia

    Amei a dica! Perfeito para mim!

  • cassimha sh comentou no dia

    Sou sua fã gosto do seu trabalho vc nos ajuda muito legal obrigado.

  • Alessandra Rodrigues comentou no dia

    Interessante .Mas o meu horário de malha e de manhã , porque trabalho a tarde e estudo a noite.Mas gostei da informação sobre o estudo

  • Cristiano comentou no dia

    Muito legal a informação. Vinicios, você tem algum artigo que fala quais os melhores alimentos antes e depois do treino e quantas horas antes deve ser feita esta refeição antes e depois? Obrigado e grande abraço.

  • Kn Van comentou no dia

    Otimo artigo. É uma duvida que sempre tive.

  • Marlene comentou no dia

    Vini,

    Eu costumo me exercitar de manhã e já estou habituada a tomar uma copo de água, e tomar uma colher de mel.

    Meu café da manhã é normalmente as 08:00.

    Pratico corrida 4 vezes por semana, costumo rodar 50 KM, mas preciso eliminar 3 kilos e não está sendo fácil.

    Mas confesso que não faço dieta alguma, começei esta semana o circuito Q48, vms ver o que acontece.

    obrigada.

  • Maria Morgado comentou no dia

    Muito bom essa dica adorei, eu já meus exercício e a caminha a noite a partir as 18:00h, agora mais um motivo para eu continuar.

  • roger Siqueira comentou no dia

    Mas um artigo interressante e que só veio somar mais conhecimentos para quem acompanha o Q 48

  • Catita Porfirio comentou no dia

    Muito boa essa dica .

  • Sandro Caieron comentou no dia

    Uma boa dica.

  • Elitânia dos Santos comentou no dia

    ÓTimo artigo,bem esclarecedor parabéns!!

  • Tereza Buch comentou no dia

    Amigão, você é muito “déis” como dizem os Paranaenses! A cada vez que vejo ou ouço suas idéias, fico imaginando o quanto os jovens podem fazer de bom pela humanidade! Não importa o tempo que a pessoa esteja aqui na terra, se ela quiser pode Revolucionar TUDO…e você parece-me ser um desses Revolucionários. Continue assim com essa “garra” porque nós aqui do Paraná Amamos Você!! Grande abraço. Tereza.

  • Cris comentou no dia

    Adorei saber brigada

  • Denise Pires Vieira comentou no dia

    excelente dica, obrigada

  • Marcëlo Prado G comentou no dia

    Fica a dica para quebra dos mitos

  • Sylvia Retamozo comentou no dia

    Sempre tive essa dúvida de horário, como achava que era pela manhã quase nunca fazia a contento, pela manhã não estou muito animada. Vou tentar pela tarde, talvez consiga exercitar-me em alta intensidade. Animei-me para começar meus exercícios.

    Sylvia

  • Anônimo comentou no dia

    Matou a charada heim!!!!! Valeu pela informação!

  • Fagner comentou no dia

    Show Vini! Bom saber… Odeio acordar cedo.. heheh

  • Lena Soares comentou no dia

    Todas dicas muito legais, estou na sua cola, abraços.

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