HIIT X Q48: mito ou verdade?


Bom, desde que eu lancei o Sistema Q48, há 2 anos, fui questionado sobre a sua real efetividade. Hoje, quero derrubar de uma vez por todas alguns mitos sobre o Q48 e tirar absolutamente todas as suas dúvidas sobre a eficácia desse sistema. Continue lendo este artigo e veja porque eu não tenho a menor dúvida de que você irá emagrecer nas próximas 8 semanas se começar a aplicar o Q48 hoje mesmo.
 
 

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Comecei a perceber que muitas pessoas tinham as mesmas objeções em relação ao sistema e isso as impedia de dar esse importante passo em relação ao emagrecimento delas. Percebi também que essas objeções estavam diretamente ligadas a mitos difundidos sobre emagrecimento que são amplamente difundidos pela mídia.

A primeira objeção era:

Será que funciona?

 

q48-funciona

Através dessa objeção, procurei mostrar vários depoimentos/estudos de caso de pessoas que transformaram as suas vidas com a prática do sistema Queima de 48 Horas. OK, essa objeção estava “aniquilada”. Aqui mesmo, no blog, já falei de algumas história incríveis, como a do Lucas, da Fabiana e do Reinaldo, pessoas comuns e em diferentes estágios da vida que se transformaram radicalmente em poucas semanas.
A segunda objeção era:

Será que queima por 48 horas?

q48-hiit-funciona

Para matar essa objeção, decidir fazer uma palestra com o Dr. César Marra, na qual mais de 1.200 pessoas estiveram AO VIVO conosco. O Dr. Marra foi um dos pioneiros a estudar os efeitos do exercício de alta intensidade e junto com ele expliquei tim tim por tim tim essa história e deixei claro o PORQUÊ do nome Q48 e seu real efeito, tanto quantitativo como qualitativo. OK, esta objeção também já estava “aniquilada”. E se você ainda tem alguma dúvida, assista à palestra completa no vídeo abaixo:

E por fim, chegamos à terceira objeção:

Q48 não é HIIT

Este texto tem por fim elucidar essa dúvida/objeção. Então vamos lá.

HIIT significa “High Intensity Interval Training”, ou seja, treinamento intervalado de alta intensidade, e ele parte do pressuposto que um estímulo de alta intensidade deva ser dado acompanhado por um estímulo de baixa intensidade, como por exemplo, 20 segundos de burpees acompanhados por 10 segundos de descanso (esta é a base do Sistema Q48).
Alguns estudam mostram que quando você se exercita dessa maneira o treinamento pode durar de 4 até 20 minutos e ainda traz maiores benefícios quando comparados aos exercícios de longa duração de intensidade baixa-moderada, com relação a diminuição de gordura e condicionamento cardiovascular (Tabata et al 1997; Trapp et al 2008).

Bom, até ai tudo bem. Aí vieram os “questionadores” e falaram:

“Q48 não é HIIT pois os estudos foram realizados em bicicleta.”

“Q48 não é HIIT pois o que faz a pessoa cansar não é a intensidade, mas sim a dificuldade de realizar os movimentos.”

Antes de mais nada, sei que muitas pessoas pensam isso por pura ingenuidade. É por isso que citarei alguns estudos sobre o tema.

O primeiro deles é do Nicholas A. Gist (2014). O objetivo do estudo dele era comparar os efeitos metabólicos, cardiorespiratórios de exercícios realizados na bicicleta e exercícios realizados somente com o peso do corpo. DETALHE: foi utilizado o mesmo protocolo de treinamento na bike e com o peso do corpo.

E a pergunta é: será que exercícios realizados somente com o peso do corpo trazem as mesmas adaptações do que os realizados em bike?

Veja a conclusão dos autores: “These results suggest that in addition to the benefit of reduced time commitment, a high-intensity interval protocol of calisthenics elicits vigorous cardiorespiratory and perceptual responses and may confer physiological adaptations and performance improvements similar to those reported for SIC. The potential efficacy of this alternative interval training method provides support for its application by athletes, coaches, and strength and conditioning professionals”.

…OU SEJA, EXERCÍCIOS REALIZADOS SOMENTE COM O PESO DO CORPO (SEM EQUIPAMENTOS) PRODUZEM AS MESMAS ADAPTAÇÕES GERADAS PELO EXERCÍCIO REALIZADO NA BICICLETA.

Mais uma observação: o único movimento utilizado no estudo foi o burpee, apenas.

Ok, sendo assim podemos concluir que Q48 é HIIT, sim.

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q48-burpee

Mas algumas pessoas ainda não devem estar convencidas, por isso vou citar só mais um estudo.

Gill McRae (2012) tinha por objetivo comparar 2 protocolos de treinamento:

  • PROTOCOLO 1: exercício realizado em esteira por 30 minutos a 85% da frequência cardíaca máxima, 4 dias por semana, por 4 semanas;
  • PROTOCOLO 2: exercícios sem equipamentos realizados por 4 minutos (isso mesmo, APENAS 4 MINUTOS) utilizando o protocolo de Tabata, ou seja, 8 estímulos de alta intensidade por 20 segundos acompanhados de 10 segundos de descanso, totalizando novamente MÍSEROS 4 MINUTOS. (Os exercícios utilizados foram burpees, polichinelos, montanha alpinista e agachamentos)

P.S: somente a título de curiosidade, protocolo de Tabata foi criado por um pesquisador japonês em 1997, era realizado em bicicleta e ele mostrou que esses 4 minutos apenas já foram suficiente para melhorar marcadores cardiovasculares (condicionamento). E AGORA? Será que esse protocolo de apenas 4 minutos criado em bicicleta produz os mesmos resultados quando realizados com exercícios sem equipamentos?

Veja a conclusão dos autores: “ These data demonstrate that although improvements in cardiovascular fitness are induced by both endurance and extremely low volume interval-style training, whole-body aerobic-resistance training imparted addition benefit in the form of improved skeletal muscle endurance.”

OU SEJA: quem treinou APENAS 4 MINUTOS teve as mesmas adaptações do que quem treinou 30 minutos a 85% do máximo e ainda, obteve uma melhora significativa na resistência muscular localizada quando comparado ao grupo de 30 minutos de exercícios.

LOGO, um grupo treinou 4 minutos (87% de tempo a menos que o grupo de 30 minutos) e ainda obteve melhores resultados.

Portanto, novamente: Q48 é SIM HIIT! Exercícios realizados com o peso do corpo (sem equipamentos) possuem validação científica e o que TE CANSA NÃO É A DIFICULDADE DOS MOVIMENTOS (até mesmo porque os movimentos do Q48 são muito simples) MAS SIM A INTENSIDADE DELES.

Conceitos, teorias e dogmas estão aí para serem quebrados, afinal de contas ninguém poderia imaginar que um dia teríamos telefone, mp3 e internet no mesmo aparelho e ainda, que este aparelho caberia em nossos bolsos. Aí veio o Steve Jobs e em 2007 criou o iphone 3G. Um dia também não se acreditava que seria possível emagrecer dedicando de 4-15 minutos de exercício por dia e ainda, que estes exercícios seriam sem equipamentos. Ai veio o Q48 e derrubou isso por terra.

Bem-vindo a uma nova era.

E se você quiser começar a ver mudanças incríveis no seu corpo nos próximos dias, garanta agora o seu acesso imediato ao treinamento online. Garanto que depois disso você nunca mais vai precisar subir numa esteira ou mesmo pisar numa academia.

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Te aguardo na área de membros,
Bons treinos e até a próxima!

 

Referências:

Gist NH1, Freese EC, Cureton KJ Comparison of responses to two high-intensity intermittent exercise protocols..J Strength Cond Res. 2014 Nov;28(11):3033-40

McRae G1, Payne A, Zelt JG, Scribbans TD, Jung ME, Little JP, Gurd BJ.Extremely low volume, whole-body aerobic-resistance training improves aerobic fitness and muscular endurance in females. Appl Physiol Nutr Metab. 2012 Dec;37(6):1124-31

Tabata I1, Irisawa K, Kouzaki M, Nishimura K, Ogita F, Miyachi M.Metabolic profile of high intensity intermittent exercises.Med Sci Sports Exerc. 1997 Mar;29(3):390-5.

Trapp EG1, Chisholm DJ, Freund J, Boutcher SH.The effects of high-intensity intermittent exercise training on fat loss and fasting insulin levels of young women.Int J Obes (Lond). 2008 Apr;32(4):684-91. doi: 10.1038/sj.ijo.0803781. Epub 2008 Jan 15

 


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Comentários:
  • Eliana comentou no dia

    Vinícius, achei legal tudo o que eu vi e possivelmente vou comprar. A única coisa que não se encaixa para mim é que eu gosto de ir na academia, gosto de fazer esteira, gosto de fazer eliptico, aulas de zumba e tenho prazer em ir todos os dias.. Para mim é um momento de relaxar… Eu posso encaixar o seu método depois que eu fizer a minha aula diária ou quando chegar em casa?

  • Kellen Branco comentou no dia

    Se eu fizer apenas um dos protocolos de 4 min do seu programa Q48, já vai ser o suficiente ou tenho q fazer 5 pra chegar aos 20 min?

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