Fruta engorda: mito ou verdade?


Será que comer fruta engorda? Muitas pessoas por aí dizem que podemos abusar dos alimentos naturais para emagrecer, mas será que isso é mesmo verdade? Será que as frutas podem ser comidas à vontade, a qualquer hora e em qualquer quantidade? É o que você vai descobrir agora!

Quando você começa uma dieta, já pensa logo em substituir tudo por frutas. É salada pra cá, suco de fruta pra lá e resultado, que é bom, nada. Talvez você esteja pensando que não está se exercitando o suficiente, ou que ainda está comendo alimentos muito industrializados. O que você faz? Come frutas e mais frutas em todas as refeições que consegue. Mas será que isso está mesmo certo?

Claro, as frutas são um dos mais importantes tipos de alimento para nós, humanos, pois são nutritivas, ajudam a reduzir gordura, contêm fibras, vitaminas e contribuem para o bom funcionamento do organismo. Lendo isso, talvez você pense que as frutas devem ser a base da sua dieta e que comendo-as você irá emagrecer.

Mas será que isso é mesmo verdade?

Quer dizer que fruta engorda?

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A resposta a essa pergunta é sim, fruta engorda se você não tiver moderação. Claro, existem alimentos muito piores e que também engorda bastante, mas, se você quer emagrecer rápido, é melhor evitar consumir frutas em excesso.

E por que as frutas engordam?

As frutas frescas contêm cerca de 15 a 20kcal por grama. Uma maçã, por exemplo, tem cerca de 100kcal, e você, claro, deve conseguir comer mais de uma maçã, incluindo outras frutas em um dia, certo? O suco de fruta ainda pode ser um pouco pior, pois ele leva mais frutas e ainda pode ter o açúcar de mesa, que quase ninguém consegue viver sem.

Você talvez já tenha me ouvido falar que o importante na dieta é muito mais a qualidade dos alimentos do que a contagem calórica, certo? Muito bem, isso é verdade, mas acontece que a fruta é fonte um dos vilões do emagrecimento que eu mais combato na Queima de 48 Horas: os carboidratos simples.

Isso mesmo, as frutas são fontes de carboidratos simples porque elas contêm a frutose, que é o açúcar natural delas. Isso significa que elas oferecem energia instantânea, pois entram quase que imediatamente na  corrente sanguínea. Ou seja, se você não queimar esse carboidrato gastando energia logo depois de comer, ele será armazenada nos tecidos na forma de gordura. É o que eu costumo chamar de pico de insulina.

Além das frutas, outros alimentos também contêm um alto teor de frutose e por isso devem ser consumido com moderação, como os adoçados com xarope de milho ou xarope concentrado de milho.

As frutas devem ser ingeridas com moderação

Se o seu objetivo é queimar gordura, então as frutas não são suas melhores amigas. Isso porque a frutose se converte em glicerol fosfato com mais eficiência do que os outros carboidratos. O Glicerol fosfato, por sua vez, se transforma em triglicerídeos pelo fígado e, consequentemente, em reserva de gordura. 

Além disso, por provocar os picos de insulina e ser digerida rapidamente, comer apenas frutas nas refeições faz com que você não fique saciado por muito tempo, abrindo o seu apetite e, consequentemente, fazendo com que você coma mais e acumule ainda mais gordura.

Frutas que mais engordam

banana

Claro, assim como todos os tipos de alimentos, algumas frutas engordam mais do que outras. E, como elas têm um alto teor nutritivo, é necessário incluí-la na alimentação, de maneira bem moderada, claro. Mas, para não errar na mão e nem sair cheio de culpa por aí, confira a lista das frutas mais calóricas. Essas são as que você deve consumir com mais moderação e critério!

#1. Banana

A banana é uma das frutas mais comuns aqui no Brasil e não há quem resista a ela. Além de ser rica em carboidratos, ela também contém vitaminas do complexo B, potássio e magnésio. Uma porção de 100g de banana tem aproximadamente 90kcal.

#2. Caqui

O Caqui é fonte de sais minerais, vitaminas E e C, além de betacaroteno, um antioxidante que se transforma na vitamina A em nosso organismo, fortalecendo cabelos, unhas, pele e atuando na formação da melanina, auxiliando no bronzeamento da pele e na proteção de raios ultravioleta.

100g da fruta oferecem cerca de 127kcal.

#3. Abacate

Se você quer engordar, o abacate pode ser o seu melhor amigo. Mas, se você quer emagrecer, muito cuidado com essa fruta. Ele pode ajudar a queimar gordura localizada, se consumido com bastante moderação: cerca de 100g, 3 vezes por semana, no máximo.

Essa porção de 100g fornece cerca de 160kcal.

#4. Figos secos

O figo não pé tão comum assim na mesa do brasileiro, mas, se você topar com eles, muito cuidado! Eles são fontes de vitaminas e sais minerais variados e também conta com uma boa quantidade de fibras. Os figos ainda são fonte de Ômega 3 e 6, pectina e fenóis que previnem doenças cardíacas. 

Porém, uma inocente porção de 100g de figos secos tem o valor energético de 255kcal!

#5. Açaí

Quem resiste a uma tigela geladinha de açaí, eim? A fruta é uma delícia e é uma excelente fonte de energia, também composta principalmente por gorduras, monoinsaturadas e poliinsaturadas, ambas úteis dentro de uma dieta saudável. O açaí ainda tem grandes propriedades antioxidantes, pelo seu pigmento antocianina e outros compostos.

Mas, como nem tudo é perfeito, é preciso ter bastante controle ao comer aquela deliciosa tigela de açaí e seus derivados: 100g de polpa seca de açaí fornecem de 425 a 525kcal!

 

E se você está realmente determinado a emagrecer, não deixe de conferir os 5 segredos para não sair da dieta.

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Forte abraço, bons treinos e até a próxima!


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Comentários:
  • Vanessa Rodrigues Moreira comentou no dia

    Ótimo artigo, Vini. Eu só tenho uma pequena dúvida: eu aprendi uma receita de panquecas que levam somente 2 ovos e 1 banana, batida no liquidificador e faço as panquecas com óleo de coco na frigideira. Fica uma delícia!!!. Será que está bom assim ou será que a banana vai "engordar" meu café da manhã? P.S.: essa quantidade que falei divido com o meu esposo. Queima de 48 Horas.

  • Nara Campelo comentou no dia

    Gostei muito da matéria !!! Não tenho problemas com as frutas , de acordo com assunto exposto , faço uma variação de frutas durante a semana . Adoro tudo que vc publica !!!! Maravilhoso ! Bjs.

  • Salete Nascimento comentou no dia

    Eu amei estas frutas, uma delicias!!!!!!!!

  • Anônimo comentou no dia

    fruta nao engorda quem come a fruta é que engorda ok?

  • Catita Porfirio comentou no dia

    Otima matéria.

  • Rafael Gomes comentou no dia

    Boa vini!

  • Anônimo comentou no dia

    Vinicius, seu amigo Rodrigo Polesso fala muito bem do abacate por ser fonte de gorduras naturais, de boa qualidade e que calorias não são a mesma coisa, depende da fonte. Então, você está colocando o abacate numa situação que ele – Rodrigo – diz pra comer a vontade??

  • Jussara Silva comentou no dia

    Gostei do esclarecimento.
    Obrigada.

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