Exercício aeróbico em jejum | Pare de fazer isso agora!


Olá, pessoal! Hoje, quero conversar com você sobre algo que considero muito nocivo para as pessoas que buscam emagrecer, mas que é uma prática bem comum: o exercício aeróbico em jejum.

 

Exercício aeróbico em jejum não emagrece

Sim, é verdade. Você duvida? Então, esse conteúdo é especialmente para você. Abaixo, vou provar que o exercício aeróbico em jejum, ao contrário do que muitos pensam, faz mal e engorda.

 

Como assim, engorda?

Engorda, sim. Mas quem diz isso não sou eu. Essa afirmação é resultado de estudos realizados com pessoas que faziam exercícios aeróbicos em jejum. Continue lendo este artigo e você vai descobrir qual é a melhor forma de emagrecer e de que forma o exercício em jejum é prejudicial para sua saúde e para o seu projeto de emagrecimento

 

O exercício aeróbico normal não emagrece

Sim, diferente do que vemos por aí nas academias, onde as pessoas passam horas se exercitando, na tentativa de perder gordura.

Agora, se o aeróbio normal não emagrece, imagine então o exercício feito em jejum. É desastre na certa, e você vai ver por que abaixo.

 

Estudos que mostram que o exercício aeróbico em jejum não funciona

exercicio

Antes de mais nada, se você é como eu, que adoro ler estudos e me informar de tudo o que eu faço, preste muita atenção à metodologia utilizada! Muitas vezes, estudos se mostram bem tendenciosos e provam o que querem provar. Eu mesmo já me deparei com vários desses.

 

Estudos comparativos

Num estudo realizado em 2011, foram usados 2 grupos: um que fazia o exercício em jejum, e outro que tomara um café da manhã de 670 calorias. O exercício durava 36 minutos e tinha de baixa à moderada intensidade.

 

O resultado?

O grupo que fez o exercício alimentado teve uma alteração no metabolismo em 24h. Isso quer dizer que esse grupo queimou mais gordura em 24h. Já quem se exercitou em jejum, até queimou mais gordura durante o exercício, mas seu metabolismo ficou bem mais lento nas 24h seguintes. Outro estudo, esse do fim da década de 90, mostra que quem faz exercício aeróbico em jejum tem uma elevação do hormônio cortisol nos 90 minutos seguintes.

 

E o que é o cortisol?

É o hormônio que elimina a massa magra. Ou seja, a massa que é benéfica para o seu corpo.

 

Mas quando eu faço exercício aeróbico em jejum, eu aumento a oxidação de gordura em 30%

Sim, mas é 30% do quê? Quando paramos para analisar os estudos, isso tudo é baseado em miligramas por litro. Mas aí você me pergunta qual é o problema disso. O problema aparece quando vamos converter as medidas. Quando você vai transformar isso em gramas de gordura, para saber quantos quilos você vai ter de perder, o resultado é uma média de 5g de gordura que você perde a mais quando faz exercício em jejum.

 

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Isso mesmo, apenas 5g.

Vale a pena acordar 1 hora mais cedo e não comer para perder apenas 5 gramas de gordura, sabendo ainda que seu metabolismo vai desacelerar no decorrer do dia?

E por que tanta gente diz por aí que a prática funciona?

Simplesmente porque a maioria dessas pessoas que diz que faz aeróbio em jejum, realiza a atividade combinada com mais 3 coisas

 

  • Dieta restritiva
  • Uso de fármacos (geralmente, ilícitos)
  • Desitratação

 

Só essas 3 coisas combinadas já são o suficiente para emagrecer qualquer pessoa. Logo, o emagrecimento não é resultado do aeróbio em jejum, não se engane!

 

Os efeitos negativos dos exercício aeróbico em jejum

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Bom, sabendo que o exercício aeróbico em jejum queima mais 5g de gordura do que uma pessoa alimentada fazendo a mesma coisa, mas, em compensação, diminui o metabolismo, a primeira coisa que podemos concluir disso é que o consumo de gordura irá aumentar muito no decorrer do seu dia. Além disso, existe o risco de uma hipoglicemia, por conta do jejum prolongado.

 

Então, vale a pena fazer atividade física sem comer?

Se você gostou desse artigo e conhece pessoas que aderiram a essa prática nociva, mostre para eles! Para conferir mais dicas sobre emagrecimento, não deixe de acompanhar as novidades diárias do blog. Até a próxima!

 

Conheça o programa de exercícios Queima de 48 Horas!

 

 


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Comentários:
  • Name (required) comentou no dia

    Muito bom! Uma duvida, posso seguir os exercícios de iniciate que tem no youtube todos os dias ou necessariamente é preciso as 48 horas de repouso? Eu fazendo todos os dias tenho resultados diferentes?

    • Vinícius Possebon comentou no dia

      Amanda,
      Os vídeos no YouTube são só amostras do treino.
      No caso teste de 3 a 4 vezes por semana.
      Abc.

  • Beatriz Barbosa comentou no dia

    Olá , sou muito sua fã , e sempre estou fazendo seus exercícios , acho eles maravilhosos. Eu sou bem magra , porém , eu tenho uma barriguinha , e um estômago alto , que exercícios fariam eu perder essa gordurinha chata da minha barriga e do meu estômago ? Já fiz aeróbica em jejum , e realmente não deu muito resultado .

  • Karen comentou no dia

    OI Vinicius, comecei a fazer os treinos do programa Q48, mas fiz essas duas semanas exatamente do jeito errado, em jejum, então gostaria da saber qual é o melhor momento (em relação ao horário das refeições) para fazer o treino? Obrigada. Abç

    • Vinícius Possebon comentou no dia

      Olá Karen,

      Nunca treine em jejum.
      Por favor nos escreva em: suporte @ queima de 48 horas . com para maiores informações.
      Abc

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