Como diminuir calorias na alimentação sem passar fome | Os 5 passos fundamentais


Um dos desafios que mais fazem com que as pessoas desistam da dieta é a reeducação alimentar. Muita gente acha que precisa passar fome para emagrecer, mas não é verdade. Descubra como diminuir calorias na alimentação e mesmo assim se sentir saciado em todas as refeições.

Calorias são energia e, claro, você sabe se entram mais calorias do que você gasta, você ganha peso. E, na via contrária, se você gasta mais calorias do que consome, perde peso.

Isso, no entanto, não é nenhuma novidade para você, certo? Na verdade, o que está sabotando a sua dieta para emagrecer é justamente essa história de ter diminuir as calorias na alimentação e acabar passando fome. Nos primeiros dias, você até aguenta o tranco, mas depois a tentação é maior, e você acaba comendo demais e adeus regime.

Para evitar esse problema, eu recomendo fortemente que você faça algumas mudanças permanentes na sua alimentação para diminuir calorias e, mesmo assim, não passar fome e conseguir emagrecer permanentemente. Confira os 5 passos que você precisa seguir.

 

1. Inclua mais proteína na sua alimentação

Não tem outra: se você quer perder peso, a proteína vai te ajudar bastante. Adicionar mais alimentos ricos em proteína na sua dieta fará com que você perca peso sem fazer tanto esforço e sacrifícios, acredite.

São muitos os estudos que mostram que a proteína não só acelera o seu metabolismo, o que faz com que você queime gordura em repouso, como também reduz o seu apetite.

Isso acontece porque a proteína necessita de certa quantidade de energia para metabolizar, o que faz com que você queime de 80 a 100 calorias a mais se ingerir esse nutriente em boas quantidades diariamente.

Além disso, como a proteína aumenta sua saciedade, consequentemente você vai diminuir calorias ingeridas por dia. Estudos mostram que pessoas que ingeriam 30% de energia proveniente de proteínas deixou de ingerir 441 caloria diárias! Ou seja, você pode diminuir drasticamente o consumo calórico diário apenas adicionando mais alimentos ricos em proteína na sua dieta.

 

2. Evite refrigerantes, sucos de frutas e alimentos com muito açúcar em geral

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O que? Sucos de fruta engorda? Bom, é inegável que frutas são absolutamente saudáveis, mas elas contêm uma grande quantidade de açúcar, o que pode boicotar sua dieta.

Leia também: Fruta engorda: mito ou verdade?

Eliminar líquidos ricos em açúcar é outro grande favor que você faz a si mesmo, isso inclui os grandes vilões, como o refrigerante e o leite achocolatado, e também aqueles que a gente não percebe que podem sabotar o emagrecimento, como sucos de frutas.

Talvez isso seja o que mais esteja impedindo você de emagrecer, pois o seu cérebro simplesmente não considera as calorias líquidas que você ingere diariamente da mesma forma que considera as sólidas.

 

3. Beba mais água

Esse talvez seja o truque mais eficaz e saudável para emagrecer:  beba mais água. Talvez você já saiba que o recomendado é beber cerca de 2 litros de água por dia (ou 8 copos), mas você sabia que essa atitude super benéfica para o organismo pode fazer com que você queime cerca de 96 calorias a mais por dia?

Além disso, quando você bebe mais água antes das refeições, pode ter o apetite reduzido, fazendo com que, em consequência, você diminua as calorias ingeridas.

Outras bebidas com cafeína também pode ajudar. O café e o chá verde são excelentes para aumentar o metabolismo, ainda que seja por um curto prazo.

 

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4. Exercite-se!

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Quando comemos menos calorias, nosso corpo compensa queimando menos. Esse é o motivo pelo qual a restrição calórica pode ser um tiro no pé, pois, no longo prazo, seu metabolismo irá diminuir, além do que, você pode perder massa magra, que é metabolicamente ativa, fazendo com que seu metabolismo fique ainda mais lento.

A maneira eficaz de evitar esse desastre é fortalecer os músculos fazendo exercícios, de preferência os de alta intensidade, que queimam gordura, aceleram o metabolismo e fortalecem os músculos. Você não precisa necessariamente ir para a academia: exercícios como flexões, por exemplo, têm um excelente efeito.

 

5. Evite os carboidratos a todo custo

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Cortar os carboidratos, principalmente os refinados, é outra maneira muito eficaz de perder peso. Talvez você passe pela mesma situação todos os dias: depois de comer o tradicional pão com café pela manha, você vai fazer suas atividades diárias e, poucas horas depois, percebe que está morrendo de fome.

Você não entende porque está de barriga vazia tão cedo, mas deixa isso para lá e come mais um biscoito ou pãozinho, porém, um pouco antes do almoço, você já está com muita fome novamente, o que faz com que você coma mais do que precisa na refeição seguinte.

O que acontece é que você está comendo muitos alimentos ricos em carboidratos, que não trazem muita sensação de saciedade, como é o caso da proteína.

Quando você substitui o carboidrato por outros alimentos ricos em nutrientes como a proteína, seu apetite tende a diminuir, fazendo com que você coma menos.

Estudos já demonstraram que ter uma alimentação baseada na dieta low-carb pode fazer com que você perca de 2 a 3 vezes mais peso do que em uma dieta baseada em restrição calórica ou baixa ingestão de gordura.

 

Por último, mas não menos importante: evite ao máximo alimentos industrializados. Quanto mais natural for sua alimentação, menos irá importar que tipo de dieta você está fazendo.

Quer ver como emagrecer pode ser algo prazeroso? Confira este artigo: 5 alimentos deliciosos e “proibidos” para incluir na dieta low-carb

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Bons treinos, forte abraço e até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 


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