Saiba qual é a diferença entre light, diet e zero


Você conhece a diferença entre light, diet e zero? Será que é tudo a mesma coisa? Será que vale a pena incluir esses produtos na dieta? Descubra agora!

Você já se perguntou se existe alguma diferença entre light, diet e zero? Já ficou em dúvida na hora de escolher qual é o produto que mais vai ajudar a emagrecer ou qual é mais benéfico para a sua saúde? Pois é, com tantas opções diferentes que aparecem nas gôndolas dos supermercados todos os dias, fica mesmo um pouco difícil decidir.

Com tantos produtos “fit” que chegam todos os dias e prometem uma alimentação mais leve, com menos calorias etc, acabamos nos iludindo pelo rótulo e não paramos para pensar em quais são os benefícios reais que um produto light ou diet traz para a nossa saúde. Você talvez já tenha pegado alguma coisa no supermercado simplesmente porque o rótulo tinha as palavras light, diet ou zero. Mas será que aquele biscoito diet é realmente o alimento que vai te ajudar a perder peso rápido?

Bom, para explicar isso, é preciso conhecer a diferença entre light, diet e zero e, principalmente, saber qual escolher em cada ocasião.

Produtos light

emagrecer

Os produtos chamados “light” são aqueles que apresentam uma redução de 25% em algum componente, quando comparado ao original. Ou seja, pode ser 25% a menos de calorias, açúcares, gorduras, sódio etc.

Geralmente, esses alimentos são os indicados para quem quer perder peso, mas não é por isso que você vai sair colocando tudo light no seu carrinho de supermercado. Isso porque nem todo alimento light é o mais apropriado para a perda de peso. A redução calórica em certos alimento, às vezes, é muito pequena e, em certos casos, a redução de algum componente é compensada em outros.

A pipoca light, por exemplo, tem uma diferença mínima de gorduras, calorias e carboidratos em relação à original. Já o sorvete light é feito com bem menos carboidrato e tem as calorias reduzidas quase pela metade, mas, em compensação, tem mais que o dobro de sódio do original. E aí, será que vale a pena investir no light nesse caso? Vale a pena ingerir menos calorias e lotar o corpo de sódio, uma substância que sabemos que pode ser um veneno para o seu corpo?

O valor calórico nas refeições, claro, tem seu peso, mas os outros componentes dos alimentos, às vezes, pesam muito mais do que o tanto de calorias que certos alimentos têm.

Produtos diet

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Os alimentos diet, por sua vez, são aqueles formulados pensando em pessoas que precisam fazer dietas especiais, como é o caso dos diabéticos. Eles costumam ter menos ou nenhum carboidrato, açúcar, gordura ou sódio.

Aí você pode pensar que irá emagrecer rápido se preferir produtos sem açúcar ou algum dos ingredientes citados acima, mas aí é que mora o perigo: os alimentos diet podem ter um valor calórico maior do que aqueles que contêm açúcar. Um chocolate diet, por exemplo, contém mais gorduras e carboidratos que o normal, podendo ser mais calórico. Ou seja, nem sempre esse tipo de alimento é o mais indicado para a perda de peso.

Produtos zero

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Este foi o termo mais recente a ser estampado nas embalagens de alimentos. Os produtos ditos zero são aqueles que contêm uma quantidade insignificante de algum item em relação ao original.

De modo geral, é indicado para pessoas que desejam emagrecer, mas deve-se observar bem a composição dos alimentos zero antes de incorporar algum em sua dieta. Os alimentos “zero açúcar”, por exemplo, geralmente também tem a quantidade de calorias bem reduzida, mas observe se essa isenção de calorias e açúcares não estão compensadas em outro ingrediente.

O refrigerante zero, por exemplo, não tem açúcar nem calorias, mas tem uma quantidade bem maior de sódio. Já o chocolate zero, por exemplo, não tem açúcar, nem lactose, e traz menos teor calórico e de carboidratos.

 

Agora que você sabe a diferença entre light, diet e zero, avalie o que é melhor incluir na sua dieta e se realmente vale a pena comer algo sem calorias, mas com outros componentes que envenenam o seu corpo e não trazem nenhum benefício à saúde.

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Bons treinos, forte abraço e até a próxima!

 


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Comentários:
  • Salete Nascimento comentou no dia

    Vinicius, pra minha dieta o que posso comer!!!!!

  • Érica Thaiss Thaiss comentou no dia

    Show! Muito esclarecedor Vini! Continue postando informações como essa!

  • Nilde Silva comentou no dia

    muito bom saber disso pois sou hipertensa e nunca havia olhado o rotulo para ver a quantidade de sodio agora vou ficar esperta obrigado vini

  • Josiane Phn comentou no dia

    sempre aprendendo com as dicas…estou gostando muito!

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