Dieta detox funciona: mito ou verdade? Descubra agora!


Tenho certeza que você já ouviu falar da dieta detox, dos seus resultados rápidos e dos benefícios à saúde. Mas certamente já ouviu também muita gente falando que isso é balela. E aí fica aquela dúvida que, por sinal, muitos alunos me perguntam: a dieta detox funciona? Hoje, quero revelar o que é mito e o que é verdade.

Emagrecer não é sinônimo apenas de estética, é também saúde, e muita gente busca emagrecer exatamente para recuperar a saúde e a vitalidade de outrora. E são muitas as dietas da moda que prometem resultados milagrosos, mas você sabe que muitas delas não funcionam de verdade porque já setiu na pele.

Você encontra na internet ou ouve de um amigo que a “dieta x” vai fazer bem para a saúde e funciona porque o primo da namorada do vizinho do seu amigo fez e emagreceu e, numa tentativa desesperada de encontrar algo que realmente funcione e não tome tanto o seu tempo já tão corrido, começa a dieta (geralmente numa segunda). O problema é que algumas semanas depois, os resultados são tão ínfimos que você não vê muita diferença no espelho ou nas roupas que continuam apertadas e isso te frusta. Frusta a ponto de você ficar mal consigo mesmo e tropeçar no primeiro doce que encontrar. Depois disso, adeus dieta, e  o ciclo recomeça novamente. E embora você pense que não é capaz de seguir uma simples dieta, eu lhe afirmo: a culpa não é sua.

dieta-detox

Essas dietas da moda (e a maioria que é difundida até mesmo por médicos para as pessoas que querem emagrecer) são quase impossíveis de serem seguidas, deixam você estressado e ainda te fazem passar fome para conseguir resultados que aparecem depois de muito sofrimento. Olhando para um quadro desses, confesso que nem eu conseguiria seguir isso sem tropeçar.

E a dieta detox?

Agora chegamos na dieta detox e na dúvida que está te corroendo há dias: funciona ou não funciona? Você já ouviu de alguns amigos e até alguns nutricionistas que essa dieta é um mito, mas já viu em alguns programas de TV médicos dizendo que emagrece e desintoxica o corpo. No YouTube, tem mais centenas de vídeos ensinando receitas detox e milhares de pessoas vendendo sucos verdes dizendo que emagrece e faz bem.

Mas afinal, quem está certo?

A ideia da dieta detox é fazer uma “faxina” no seu corpo e, com isso, levar junto gordura e todas as toxinas que estão impedindo o seu organismo de funcionar direito. Mas a verdade é que muitos especialistas do mundo todo afirmam que dieta detox e magia são a mesma coisa: apenas uma ilusão.

O que é a dieta detox?

dieta-detox-funciona?

A dieta detox promete desintoxicar o organismo, levando embora as substâncias que podem estar fazendo mal ou atrapalhando o funcionamento normal do nosso corpo. Partindo dessa premissa, ela ainda promete levar os quilos extras causados principalmente pela retenção de líquido.

Assim, a dieta detox é basicamente diurética e se propõe como algo nutritivo e desintoxicante. Muitas pessoas a indicam após um período prolongado de excessos na alimentação, como natal, carnaval e viagens, ou quando há algum problema no fígado. Durante o período, que dura de 3 a 4 semanas, é recomendado que se tome bastante água para ajudar no processo de “desintoxicação”. Além disso, durante esse período, naturalmente, reduz-se as frituras, gorduras e alimentos processados e com muito sal, que incham e inflamam o organismo.

Até aí, você pode achar que faz muito sentido, mas a verdade é que essas dietas fazem muito pouco para eliminar toxinas depois de dias e dias comendo exageradamente e de forma desregrada.

Mas por que tantas celebridades afirmam que a dieta detox funciona?

Não são poucas as celebridades que falam que fazem dietas desintoxicantes de tempos em tempos, principalmente depois de períodos festivos, e isso faz com que muitas pessoas tomem isso como verdade, mas você já parou para pensar se foi realmente a dieta detox que fez efeito ou existem outros fatores que ajudaram a pessoa secar milagrosamente esses quilos ganhos no natal?

Bom, para deixar as coisas mais claras na sua mente, entenda antes de mais nada que nossos rins, fígado e aparelho digestivo são naturalmente projetados para neutralizar as toxinas horas depois que as ingerimos. Ou seja: a ideia de que você pode tomar um suco verde para complementar isso chega a ser absurda. Além do mais, em 3 ou 4 semanas não há como limpar os estragos feitos em longos períodos de má alimentação, e as pessoas pensam assim para se sentirem menos culpadas por tomar aquele refrigerante com batata frita.

dieta-detox-nao-funciona

Além disso, existe aquela velha história de que quanto mais cara é alguma coisa ou quanto pior for o gosto, mais as pessoas tendem a acreditar que funciona, mas muitas vezes isso pode ser apenas uma ilusão.

E você pode ainda estar se perguntando: mas muitas pessoas que já fizeram afirmam que se sentiram melhor uma ou duas semanas depois. Sim, não duvido que elas tenham se sentido melhor, mas essa pode ser mais uma ilusão, um efeito placebo. Na verdade, o que está ajudando a deixar o corpo mais leve não é a dieta, mas a consciência.

Ainda existem também as histórias de pessoas que enxugaram uns quilinhos extras, e é nesse ponto que eu quero que você preste atenção: se você começar a fazer uma dieta que exclui frituras, massas, açúcares e gordura, e que além disso é bastante diurética e é feita essencialmente por alimentos naturais, é claro que alguns quilos vão embora, mas é aí que mora a ilusão: esses peso extra é da água que você está eliminando do corpo e não a gordura indo embora. Isso significa que no momento que você voltar a comer normalmente, esse peso também volta.

Então, qual é a melhor dieta para emagrecer?

emagrecer

A melhor dieta para emagrecer não é aquela que você faz durante 3 ou 4 semanas, mas aquela que você consegue levar para a vida inteira. Na verdade, eu prefiro não usar o termo dieta e sim reeducação alimentar.

Quando você adota um sistema de alimentação inteligente, o seu corpo desinflama e emagrece natural e permanentemente, e sem precisar passar fome ou contar calorias. Pense bem: não é em 1 semana que você irá conseguir eliminar todas as toxinas de uma vida inteira de maus hábitos alimentares. Além do mais, qual é o sentido de fazer uma dieta para voltar a cometer todos os exageros de antes?

Eu defendo que você não deve deixar de comer o que mais gosta para conseguir emagrecer, mesmo que sua comida preferida seja o brigadeiro ou a pizza, o que importa, na verdade, é que na maior parte do tempo você se alimente da forma correta, não passando fome ou contando calorias, mas escolhendo os alimentos de maneira estratégica.

Então, respondendo a pergunta do título deste artigo: a dieta detox é um mito, mas existem algumas ressalvas.

Embora ela seja um “tapa-buraco” temporário, uma dieta de desintoxicação pode não ser completamente em vão, pois pode incentivar você a ter hábitos mais saudáveis, já que o cardápio é formado basicamente por frutas e legumes frescos, além de folhas com os mais diversos nutrientes. Mas o que vai fazer a real diferença é continuar levando esses hábitos ao longo da vida e abandonar o que te faz mal.

No sistema Q48, eu mostro com riqueza de detalhes os melhores alimentos para emagrecer sem passar fome e uma maneira de se alimentar que é mais saudável, nutritiva e pode ser levada para o resto da vida, ou seja, o seu emagrecimento vai ser de forma duradoura e absoluta. Você pode conhecer um pouco mais sobre 5 passos para ter uma alimentação que favoreça o emagrecimento aqui no blog.

Se você gostou deste artigo, então compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui abaixo. Aproveite também para conferir essa grande oportunidade que preparei para você.

Forte abraço e até a próxima!

 


COMPARTILHE

Comentários:
  • Daniel comentou no dia

    adorei o seu site muita informação util Aqui tambem tem dietas muito boa http://www.dietascomsaude.net

  • Daiane comentou no dia

    Eu gosto dessa dieta, muitas frutas e verduras. Mesmo que não faça esse milagre todo, vale muito aumentar o consumo de bons alimentos. beijos.

Deixe seu comentário