5 Alimentos Saudáveis Que na Verdade Não São Tão Saudáveis Assim


A praticidade dos alimentos supostamente saudáveis e industrializados é incrível e a surpreendente facilidade de substituição de refeições diárias por eles é, sem dúvidas, muito atrativa. Mas será mesmo que o mercado de produtos dietéticos é tão saudável quanto parece?

Pensando nisso, produzi um artigo que visa desvendar os mitos que envolvem muitos dos industrializados produzidos pela indústria dietética que passam uma imagem de “alimentos saudáveis”, mas que na verdade, não são tão saudáveis assim.

Ao fim desse artigo você vai se surpreender e conhecer alguns dos principais alimentos que podem estar sabotando o seu emagrecimento e a sua saúde. 

Confira Os 5 Alimentos Saudáveis Que Na Verdade São Uma Farsa:

1) Barrinhas de Cereais:

Apesar de serem frequentemente associadas à alimentação saudável e produtos que têm “baixo teor calórico”, nem todas as barrinhas de cereais são tão saudáveis assim. A maioria é a grande vilã, até então desconhecida, do emagrecimento saudável. Aposto que você ficou surpreso e curioso sobre o por que dessa afirmação e em seguida eu explico:

A maioria das Barrinhas de Cereais é composta por altos níveis de gordura saturada, corantes e açúcares. Além disso, as mesmas também possuem compostos químicos que podem ser agentes causadores desde um mau funcionamento do organismo e até mesmo de problemas mais sérios como problemas neurológicos; podendo agir, inclusive, em favor do surgimento de câncer.

Isso não quer dizer que todas as barrinhas de cereais são inimigas da sua saúde. Pelo contrário. As que realmente são feitas de cereais, são benéficas, e auxiliam na manutenção de um intestino saudável, mas nenhuma delas é uma opção viável para a substituição de refeições.

Ou seja, barrinhas de cereais feitas de cereais como a aveia, chia, entre outros e que não possuem adição de açúcar e gorduras. A dica é: leia sempre o rótulo!

2) Pão Integral:

Lembra que eu contei pra você nesse post aqui o por que de pães serem ruins para você? Os pães integrais estão incluídos nisso!

A maioria dos pães integrais têm em sua composição uma parte superior de farinha refinada e outra bem inferior de farinha integral, além de uma terceira parte composta exclusivamente por açúcares. Isso quer dizer que, o pão integral pode ser um grande vilão oculto pela fama de alimento com “baixo teor calórico”.

Pães integrais, inclusive, podem ser até mais calóricos do que os não-integrais. Além disso, apesar de ser um alimento “benéfico” para o trânsito intestinal, o pão integral pode prejudicar a absorção de nutrientes provindos de outros alimentos.

A quantidade de sódio presente nesse tipo de produto também deve ser levada em conta, por isso, consulte sempre a tabela nutricional do produto.

3) Sucos de Fruta (Lights/Diets):

 

Os sucos de fruta lights e diets não são indicados em nenhum caso por conterem absurdas quantidades de açúcares/adoçantes e aditivos químicos como conservantes, corantes, aromatizantes e etc. Isso quer dizer que se você for consumir sucos de fruta, deve optar pelos naturais, mas preste atenção: o faça sempre com moderação.

4) Peito de Peru:

O peito de peru é um dos maiores beneficiários dos mitos criados em torno dos supostos “produtos com baixo teor de gordura”, porque além de concentrar altos níveis de sódio, também possui conservantes como o nitrito e nitrato.

Nitritos e Nitratos podem ser agentes causadores de câncer, diabetes e outras complicações sérias. Ou seja, o consumo deve ser limitado.

Existem muitos outros alimentos que podem ser uma opção para substituir o peito de peru e que são realmente saudáveis e mais baratos. Nesse post aqui eu separei algumas dicas de como ter uma alimentação saudável gastando muito pouco.

5) Sopas em Pó:

Ainda que passem a imagem de “leves” e de benéficas à saúde, as sopas em pó são grandes vilãs. Especialmente se você tiver problemas de pressão alta.

Seus pacotes compactos e preparos que oferecem praticidade e rapidez, escondem os altíssimos níveis de sódio presentes em sua composição. Tão altos que em algumas marcas, chegam até a dobrar o limite diário de sódio que pode ser consumido por uma pessoa.

Além disso, as Sopas em Pó contém elevados números de aditivos químicos que vão desde conservantes e corantes, até açúcares e aromatizantes. E não possuem nenhum nutriente bom ou fibra.

Nutricionistas não recomendam o consumo das mesmas, porque pode se tornar um hábito e causar consequências seríssimas, tais como doenças cardiovasculares, doenças renais e hipertensão.

Ficou surpreso?

Agora você já sabe alguns dos principais alimentos saudáveis que não são tão saudáveis assim e aposto que, como qualquer pessoa, você consome a maioria deles. Gostou? Então curta, compartilhe com um amigo e comente com que frequência você costuma consumir algum desses alimentos.

Se você não quer depender 100% de alimentos dietéticos e está cansado de dietas mirabolantes que te impedem de desfrutar dos sabores que estão presentes nos melhores momentos da sua vida, conheça o Queima 48, um programa de exercícios diários de apenas 15 minutos que te dá resultados equivalentes a 1 ano de dietas e academia em apenas 8 semanas!

 

banner-q48post

 


COMPARTILHE

Comentários:
  • Nathalia comentou no dia

    Obrigada Mirko!! Vou reparar nisso agora!!

  • sumaya comentou no dia

    Fiquei passada bah

  • Hercules comentou no dia

    Rodrigo, faltou você dizer que, para quem quer emagrecer, o suco de fruta natural também não é uma boa opção. Como batemos a fruta no liquidificador, as fibras se abrem e depois, não se juntam novamente em nosso organismo. As vitaminas são preservadas, porém perdem-se as fibras, e como as frutas possuem açucares de fácil absorção não é indicado tomar suco de frutas (a não ser que esporadicamente), isso para quem pretende emagrecer. Uma opção muito mais saudável seria comer a própria fruta e não fazer o suco!!

  • Vanderlea granvilla comentou no dia

    Gostei mto uso o pão íntegra somente em uma das refeições no café da manhã, presunto um fatia ao dia só não pratico nenhum esporte nada mesmo leio tds os e-mails q vc manda, gostaria q vc me passasse alguns vídeo de exercícios q pudesse fazer em casa

  • Jefferson comentou no dia

    Fiquei mto surpreso com esses alimentos sim, pois cheguei a recomendar a alguns alunos para comerem barrinhas de cereais e peito de peru, mas agora já mais indicarei isso a algum aluno.
    Obrigado pelas dicas.

  • Hercules comentou no dia

    Vinicius, faltou você dizer que, para quem quer emagrecer, o suco de fruta natural também não é uma boa opção. Como batemos a fruta no liquidificador, as fibras se abrem e depois, não se juntam novamente em nosso organismo. As vitaminas são preservadas, porém perdem-se as fibras, e como as frutas possuem açucares de fácil absorção não é indicado tomar suco de frutas (a não ser que esporadicamente), isso para quem pretende emagrecer. Uma opção muito mais saudável seria comer a própria fruta e não fazer o suco!!

  • Adrielle comentou no dia

    Uhuhuul
    Eu já sabia!
    Não consumo nenhum há quase dois anos!
    A melhora na saúde ao eliminá-los, é certa!
    Principalmente, pão.

  • sueli comentou no dia

    Realnente surpresa.

    Obrigada pela informacao.

  • Denise Pires comentou no dia

    Eu já tinha ouvido falar que o pão integral, não era tão bom assim, que tem problema com glúten, ele também contém.

  • Nany comentou no dia

    Olá,Vinicios!!! obrigada por mais esta dica,que surpreende a algumas pessoas ao sabermos oque defato não devemos consumir no dia a dia,não só p/quem faz dieta mas também p/nossa saude.Se todo proficional fizesse sua parte,como tu estás fazendo,nos passando tudo aquilo que precisamos saber e que um proficional de gabarito como tu tens a sabedoria para tal,certamente o numero de obesos e enfermos seria reduzido.Mil vezes OBRIGADA,seria mto pouco p/agradecer por tal procedimento,só posso pedir a Deus que continue te iluminando cada vez mais.Um abraço com todo meu carinho.

  • Heloisa comentou no dia

    Gostaria de saber quais as barrinhas de cereais podemos comer e se podemos fzr uso todos os dias….preciso de alguma coisa para meu intestino funcionar melhor.
    Desde q mudei alimentos sem fibras no Emagrecer de Vez …tomo remédio para ir ao banheiro.. Aff !! Alguém pode dar alguma dica??
    Muito obrigada

  • Hildebrando Barbosa Gomes comentou no dia

    Se nada disso presta ,aponte as que serve.Por favor…

  • Leilton comentou no dia

    Alguém um dia me deu a seguinte dica: “O alimento que você está comendo existia há 100 anos atrás? Se não, então não é saudável.” Isto vale para os industrializados e processados.

  • Joao comentou no dia

    Ótimas dicas Vini!

    Acompanho o seu trabalho e é realmente fantástico!

    Parabéns pelo artigo!

    • Vinícius Possebon comentou no dia

      Muito obrigado, João!

      É muito bom receber o seu feedback! 🙂

      Abraço,
      Vinícius Possebon.

  • Meire lucia de oliveira Soares comentou no dia

    Olá Vinicius!!! Conheci p seu programa para emagrecimento pesquisando na internet, agora faço parte desta família do q48, estou empolgada não preciso emagrecer muitos quilos,porem o q mais me encomoda é a famosa barriga..estou na terceira semana os exercícios são bem puxados e a dieta de 21 dias é um pouco difícil de seguir,mesmo assim estou me esforçando ao máximo..quero contar com sua ajuda…um abraço..

  • Lucas comentou no dia

    Obrigado Vini, estou fazendo seu treinamento e estou emagrecendo!!
    Também estou fazendo sessões de reiki para tratar minha ansiedade.
    Sucesso amigo!

Deixe seu comentário